sexta-feira, 22
 de 
outubro
 de 
2021

Revisão pode evitar problemas em veículos durante viagem de férias

Mecânico Hermes destaca que vários itens são revisados. Foto: Arquivo/O RegionalCom a chegada das comemorações de final de ano e férias, é comum muitas famílias pegarem a estrada para aproveitarem o período de descanso. No entanto, antes da viagem é de grande importância que os veículos passem pelas famosas revisões, buscando garantir o bom funcionamento do automóvel e a segurança dos passageiros.

Na revisão de férias são conferidos itens dos sistemas elétrico, mecânico, hidráulico e arrefecimento. O mecânico Hermes Schreiner, da HJS Centro Automotivo, de Piên, detalhou como é realizado este importante procedimento no automóvel. “Níveis de todos os óleos, sejam eles de motor, câmbio, freio e direção, são verificados. Importante lembrar sobre o nível de água do radiador, água do limpador de para-brisas e a condição das palhetas, além da verificação da situação dos filtros de ar, óleo, combustível e para carros que contenham ar-condicionado o filtro de cabine. Nos carros carburados, é feita a limpeza e regulagem do carburador, já nos carros com injeção eletrônica são feitos testes nos bicos injetores e, se necessário, a limpeza dos mesmos. Nos freios, é verificada a condição das pastilhas e discos, assim também como os rolamentos de roda e o sistema de suspensão. Também são conferidas as luzes de freio, faróis e piscas”, descreveu.

Segundo o profissional, não há um tempo estipulado para que seja efetuada a inspeção, no entanto é preciso estar atento às condições de uso apresentadas pelo automóvel. “Isso varia conforme as condições de uso do veículo, mas para evitar determinados problemas, de 5.000 a 10.000 quilômetros é recomendado fazer um check-up nos principais itens, levando seu carro a uma oficina de confiança”, relatou Hermes, destacando alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma vistoria. “De acordo com alguns modelos, mostrará no painel um símbolo de inspeção, ou popularmente chamado como luz da injeção. O alto consumo de combustível e baixo rendimento do veículo são outros sinais para uma revisão”, explicou.

Pedreiro Geremias não abre mão de manter seu veículo em boas condições. Foto: Arquivo/O Regional

O pedreiro Geremias Fremanes, da localidade de Ribeirão Vermelho, em Quitandinha, mantém à risca a manutenção do seu veículo. “No mínimo uma vez por ano eu paro para revisar o meu carro. Utilizo ele para o trabalho e para o passeio, por isso não deixo ele acumular problemas”, enfatizou. Embora tenha um veículo mais antigo, o pedreiro capricha no visual da sua Elba Weekend. “Troquei os pneus, fiz balanceamento, geometria e cambagem nesta semana. Não deixo ele decair, de jeito nenhum”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email