sábado, 20
 de 
julho
 de 
2024

Região terá oito Caminhadas na Natureza no segundo semestre

Caminhadas na Natureza têm se destacado anualmente em toda a região. Foto: Arquivo/O Regional
Caminhadas na Natureza têm se destacado anualmente em toda a região. Foto: Arquivo/O Regional
Agudos do Sul, Mandirituba, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul estarão recebendo circuitos de Caminhadas até o final do ano

Fomentar o turismo rural e a economia dos municípios, bem como apresentar as belezas naturais paranaenses. Estes são alguns dos objetivos das Caminhadas na Natureza, promovidas pelo governo do Estado, por meio do IDR-Paraná e das prefeituras.

Para o segundo semestre, dezenas de circuitos estão previstos para todo o Paraná. Na região, o calendário prevê oito caminhadas, programadas para as cidades de Agudos do Sul, Mandirituba, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul.

Conforme o cronograma, Mandirituba terá dois eventos, sendo um deles neste domingo (14), com o Circuito Mãe da Mata, e o outro no dia 25 de agosto, com o Circuito da Camomila Colônia Retiro. No mês de setembro, no dia 8, haverá o Circuito Anjinho Virgílio, em Quitandinha, enquanto no dia 15 a cidade de Rio Negro terá a Caminhada da Fazendinha e no dia 29 o Circuito Cogumelo Champignon será em Tijucas do Sul.  Para novembro, estão previstos o Circuito dos Sítios, em Rio Negro, no dia 3, seguindo para Agudpos do Sul no dia 9, com a Caminhada Noturna, e no dia 24 o município de Tijucas do Sul terá o Ciruito Cachoeira do Saltinho.

De acordo com o governo estadual, as Caminhadas na Natureza existem desde 2007 como uma política pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), sendo uma ferramenta para valorizar a cultura local e tornando o turismo rural como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade.

Em 2023, 97 circuitos das Caminhadas atraíram 63 mil pessoas, que injetaram cerca de R$ 1,6 milhão na economia das cidades. Ainda no ano passado, em caminhadas acima de mil pessoas, a cidade de Mandirituba desponta com a melhor avaliação no Ecobooking, plataforma que abriga informações sobre os eventos turísticos e esportivos.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email