No período, foram 2.078 contratações e 1.995 desligamentos. No acumulado do ano, são 2.499 empregos gerados
O mês de outubro registrou saldo positivo na geração de empregos no suleste paranaense, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgados na última semana. No período, as dez cidades locais somaram, juntas, 2.078 admissões e 1.995 demissões, com saldo de 83 vagas.
O levantamento indica que dos dez municípios do suleste paranaense, seis fecharam o mês analisado com saldo positivo na geração de empregos. Ainda, no acumulado do ano, foram contabilizadas 2.499 vagas geradas.
Um dos municípios com resultado positivo em outubro foi Tijucas do Sul e, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano do Santos, a parceria entre o município com empresas locais vem refletindo no cenário. “Tijucas do Sul vêm nos últimos seis meses com saldo positivo na geração de empregos, muito se deve a parcerias firmadas com empresas do município e de cidades vizinhas com ações pontuais para aumento das vagas, com um diálogo bom com empresários mostrando a importância de contratar através da Agência do Trabalhador”, aponta.
Ainda segundo Santos, a qualificação da mão de obra é outro ponto positivo na cidade e que vem fazendo a diferença. “Com ações de qualificação que iniciou no ano passado e com continuidade esse ano estamos colhendo os frutos agora, pois além de abrir as portas nas empresas, muitos estão buscando o empreendedorismo e abrindo o seu próprio negócio, no intuito de aumentar sua renda e melhorar a qualidade de vida”, completa.
Considerando os números estaduais, o Paraná teve saldo positivo de 10.525 empregos em outubro, o terceiro estado que mais gerou empregos no mês, resultado da diferença entre as 135.559 admissões e os 125.034 desligamentos no período.
No acumulado do ano, foram 1.497.659 contratações contra 1.349.704 demissões.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, enalteceu os números obtidos. “Na economia, os resultados do Paraná têm sido excelentes. Chegamos ao posto de quarta potência econômica do Brasil e os números de empregabilidade continuam altos. Queremos fechar o ano com mais um grande resultado no Caged”, disse.
Brasil – O país registrou no mês de outubro 1.789.462 contratações e 1.630.008 desligamento, chegando ao saldo de 159.454 vagas.
No acumulado do ano, o saldo é de 2.320.252 novos trabalhadores no mercado formal.