Suleste paranaense conta com 743 seções eleitorais. Elas estarão distribuídas em 170 locais de votação. Abertura das sessões ocorre às 8 horas de domingo, seguindo até as 17 horas
Cada um dos 239 mil eleitores do suleste paranaense que são esperados para as eleições municipais neste domingo irão exercer o direito do voto em uma das 743 seções eleitorais. As urnas destas seções estarão distribuídas em 170 locais de votação, somados os dez municípios da região.
São 27 seções em Agudos do Sul, 20 em Campo do Tenente, 41 em Contenda, 255 em Fazenda Rio Grande, 128 na Lapa, 62 em Mandirituba, 37 em Piên, 48 em Quitandinha, 84 em Rio Negro e 41 em Tijucas do Sul. Estas urnas estarão distribuídas em nove locais em Agudos do Sul, cinco em Campo do Tenente, 10 em Contenda, 30 em Fazenda Rio Grande, 36 na Lapa, 16 em Mandirituba, 15 em Piên, 17 em Quitandinha, 21 em Rio Negro e 11 em Tijucas do Sul.
Todo o trabalho de preparação das urnas foi realizado pelas respectivas zonas eleitorais. Nas últimas semanas foram promovidas as cerimônias de geração de mídias e de carga e lacração das urnas.
Na geração de mídia, os cartórios eleitorais gravam os dados necessários nas mídias para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), as mídias de carga contêm as informações das seções eleitorais e as listas de eleitoras e eleitores e de candidatas e candidatos.
Nas cerimônias de carga e lacração, os dados gerados são instalados nas urnas eletrônicas. Após configuradas e testadas, elas são lacradas para a garantia da inviolabilidade do equipamento.
Segundo o chefe de cartório da Zona Eleitoral de Rio Negro, Robson Machado Felicio dos Reis, pode acontecer de seções com menos de 50 eleitores serem agregadas numa seção maior do mesmo local de votação. “Todos os procedimentos já foram feitos, as urnas estão com carga oficial da eleição e lacradas. O próximo passo é distribuí-las aos locais de votação. No sábado haverá a emissão do relatório zerézima do sistema de totalização e sorteio de urnas para auditoria”, explica, acrescentando que todos estes procedimentos são realizados em audiência pública e qualquer cidadão pode acompanhá-los.
Orientações – A votação neste domingo começa às 8 horas e prossegue até as 17 horas. Primeiramente, o eleitor vota para o cargo de vereador ou vereadora e em seguida vota para o cargo de prefeito ou prefeita e vice.
Como documento para comprovar sua identidade, o eleitor pode apresentar: e-Título (para quem tem cadastro biométrico); carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, incluindo carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ainda é recomendável, mas não obrigatório, apresentar os seguintes documentos: título de eleitor (ajuda a localizar a zona e a seção eleitoral); comprovantes de votação das últimas eleições; e CPF. De acordo com a legislação, não são aceitos como documentos para a votação: certidão de nascimento; certidão de casamento; e carteira de trabalho digital.