sexta-feira, 6
 de 
fevereiro
 de 
2026

Região fecha 2025 com saldo positivo de empregos

Municípios tiveram saldo positivo de empregos em 2025. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Municípios tiveram saldo positivo de empregos em 2025. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Ao longo do ano, foram 37,5 mil admissões e 32.838 desligamentos, resultando de um saldo de 2,8 mil vagas geradas

O cenário da geração de empregos nas cidades do suleste paranaense teve saldo positivo no acumulado de 2025, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao longo do ano, somados os dez municípios da região, foram 37,5 mil admissões e 32.838 desligamentos, resultando de um saldo de 2,8 mil vagas. Figuram como as três cidades com o maior saldo Fazenda Rio Grande (1.499), Lapa (378) e Agudos do Sul (230).

Luiz Fernando Lepper, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Agudpos do Sul elencou os fatores que contribuíram para o cenário da geração de trabalho no município. “O saldo positivo se deve aos incentivos trazidos pela municipalidade, dentre eles: benefícios fiscais, disponibilidade de infraestrutura e qualificação profissional”, apontou.

Segundo Lepper, o setor de Prestação de serviço foi o que mais impactou nos resultados. “O município de Agudos do Sul, dispõe de inúmeros benefícios fiscais e estruturais para empresas e Indústrias”, destacou o secretário, falando das perspectivas para 2026. “A expectativa é de um aumento no número das vagas, haja vista o início das atividades da empresa K1, IKA malas, na qual através de esforços do município de Agudos do Sul, inicia de fato suas atividades”, completou.

Considerando os números estadual, o Paraná terminou o ano de 2025 como o maior empregador da região Sul e o quarto maior do Brasil. Foram 80.665 novas vagas com carteira assinada criadas no Estado no ano passado, resultado da diferença entre as 2.037.949 admissões e 1.957.284 desligamentos feitos no período

O governador Ratinho Junior celebrou os números e enalteceu que o destaque na criação de empregos no Paraná é fruto do momento econômico do Estado e das nossas políticas de atração de investimentos, que movimentam o mercado de trabalho. “Nosso foco é garantir que esse crescimento continue chegando a todas as regiões do Estado, ampliando renda, dignidade e qualidade de vida para a população”, comentou.

No Paraná, todos os setores da economia tiveram saldo positivo nas, com destaque para o de Serviços, que respondeu por quase 60% de todas as vagas criadas em 2025, resultando em 48.278 novos postos no setor. Na sequência, aparece o Comércio, que abriu 14.401 novas vagas no ano, seguido de perto pela Indústria, que teve saldo de 13.831 postos formais. Os setores da Construção e da Agropecuária também tiveram saldo positivo, com 2.150 e 1.985 vagas respectivamente.

Caged 2025. Foto: Arte/O Regional
Caged 2025. Foto: Arte/O Regional

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email