Na maioria das cidades, a volta às salas de aula será a partir de segunda-feira
A rede municipal de ensino de toda a região também já se prepara para dar início ao ano letivo de 2022. Na maioria das cidades, as aulas começam já na próxima segunda-feira, adotando o modelo 100% presencial nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
A preparação para o retorno às salas de aula, porém, já teve início nesta semana com a realização da semana pedagógica e preparação das equipes que atuam na área educacional. Além disso, em todo o suleste paranaense, os prédios das escolas e Cmeis passaram por melhorias para receber os alunos.
A diretora de planejamento pedagógico de Rio Negro, Daniele Souza Alves, enaltece a expectativa em torno do início das atividades letivas no município. “Até o momento, em conformidade com a orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o retorno será 100% presencial. Manteremos todas as medidas necessárias em relação ao coronavírus, como a medição de temperatura, higienização, distanciamento, uso de máscara para maiores de dois anos de idade”, comenta Daniele, apontando ainda outras ações que integram o retorno às aulas. “A semana pedagógica começou na última quarta-feira, com oficinas e orientações aos docentes. Também estamos preparando a entrega dos kits escolares aos alunos e professores”, complementa.
Em Piên, a secretária de Educação, Clarice Fragoso, detalha que a equipe está empenhada nas ações que visam assegurar a integridade de todos no retorno às salas de aula. “Na última segunda-feira, foi realizada a reunião com o comitê de volta às aulas para decidir a volta dos alunos das creches com 100% da capacidade em tempo integral, sendo aprovado esse retorno. Com o início das aulas, todas as medidas de prevenção da contaminação e propagação da Covid-19 serão tomadas nas instituições de ensino”, comenta.
Ainda conforme a secretária, os profissionais da área estão recebendo cursos e formação que integram o planejamento do período letivo. Para preparar o ano, os profissionais da educação estão passando por diversas capacitações. A equipe da Secretaria de Educação, diretoras e pedagogas das escolas e Cmeis participaram da capacitação ‘Rotas da liderança’. As merendeiras e auxiliares de serviços gerais terão oficinas sobre as novas exigências do Programa de Alimentação Escolar. Os professores estarão de 7 a 11 de fevereiro em formação continuada, estudo e planejamento a qual segue durante toda a semana. Tudo vem sendo preparado com dedicação e carinho para receber os alunos, professores e a comunidade escolar”, conclui.