sábado, 19
 de 
abril
 de 
2025

Rede estadual de ensino abre período de rematrículas

Começou o prazo de rematrículas da rede estadual de ensino. Foto: Arquivo/O Regional
Começou o prazo de rematrículas da rede estadual de ensino. Foto: Arquivo/O Regional
Para rematrículas de alunos que já estudam em unidade de ensino da rede estadual, prazo teve início na segunda-feira (4) e segue até 12 de novembro. Para matrículas iniciais, período será de 13 a 29 de novembro

Começou, na última segunda-feira (4), o período de rematrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025. Para a rematrícula de alunos que já estudam em unidades de ensino estaduais, o prazo segue até 12 de novembro.

Já as matrículas iniciais devem ser realizadas entre 13 e 29 de novembro, sendo destinadas a alunos novos provenientes de escolas privadas, federais, de outros estados ou que estão retomando os estudos e que pretendem ingressar na rede estadual. Ambos os processos, tanto de rematrícula quanto de matrícula nova, serão realizados integralmente online, no site da Seed-PR acessando a Área do Aluno.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, afirma que a expectativa é que cerca de 1 milhão de estudantes efetivem a matrícula ou rematrícula neste ano, com a implementação do formato digital como alternativa para dar maior praticidade para as famílias e otimizar o planejamento das instituições de ensino. “A ampliação do uso da Área do Aluno para matrícula e rematrícula representa um avanço significativo na governança educacional do Paraná, pois simplifica o processo e melhora a gestão de vagas”, detalha.

O processo de rematrículas é destinado aos alunos que que continuarão na mesma instituição de ensino e que cursarão o 7º, 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou a 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do Ensino Técnico Profissionalizante. As rematrículas devem ser feitas na Área do Aluno, por meio do ícone ‘Matrícula e Rematrícula’.

O responsável pelo aluno pode confirmar a vaga na instituição de ensino em que o filho ou filha já estudam ou então, caso deseje outra escola, indicar até três instituições de ensino de preferência.

Para matrículas, que começam no dia 13 de novembro, destinadas aos estudantes das séries iniciais de cada etapa de ensino, 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, é necessário acessar a Área do Aluno, onde o responsável terá a opção de confirmar a escola indicada ou solicitar vaga em até outras três instituições.

A partir do dia 13 também estará aberta a matrícula para os estudantes que nunca estudaram na rede pública do Estado e não possuem cadastro no Sistema Estadual de Registros Escolares. Neste caso, os responsáveis legais ou alunos maiores de 18 anos deverão acessar a Área do Aluno em ‘Quero uma Vaga na Rede Estadual’, preencher todos dados solicitados e aguardar 48 horas até a conclusão da criação do Cadastro Geral de Matrícula (CGM).

O próximo passo é retornar à Área do Aluno e indicar três instituições de ensino de preferência. Havendo dificuldades para a realização do processo de rematrículas ou matrículas, como falta de acesso à internet, por exemplo, o procedimento poderá ser realizado na instituição de ensino estadual mais próxima.

Rede municipal – No caso das instituições de ensino das rede municipais, cada cidade adota seu próprio calendário. Os municípios estão informando os pais sobre o período por meio de avisos nas redes sociais e junto aos próprios estudantes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email