segunda-feira, 6
 de 
maio
 de 
2024

Reajuste da tarifa do pedágio na Lapa começou a vigorar ontem

Praça de pedágio da Lapa é uma das que tem a tarifa mais cara de toda a região. Para carro, a taxa passa ser R$ 13,70. Foto: Arquivo/O RegionalEntraram em vigor ontem os novos preços de pedágio nas praças de cobrança da concessionária Caminhos do Paraná. A correção das tarifas, que engloba todas as concessionárias do Anel de Integração, foi homologada na última segunda-feira pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).

Os reajustes no estado variam de 6,66% a 17,6%. Segundo a Agepar, o aumento é maior do que a inflação do período devido ao fato de a forma paramétrica, que é utilizada para cálculo do reajuste, ser composta de outros índices, que acabaram elevando o percentual.

A Agepar informou que o reajuste médio nas praças da Caminhos do Paraná é de 8,4%. Na Lapa, a tarifa básica, para automóveis, caminhonetes e furgões, passou a ser de R$ 13,70. O reajuste acontece anualmente em 1º de dezembro, porém, neste ano, a definição ocorreu mais tarde. Segundo a concessionária, o motivo é que a Fundação Getúlio Vargas atrasou a divulgação dos índices que servem de base para o reajuste.

Outra concessionária que atua na região, a Arteris Planalto Sul, tem reajuste aplicado anualmente no dia 19 de dezembro. Ou seja, na próxima quarta-feira haverá novos preços nas praças de pedágio de Fazenda Rio Grande e Rio Negro. Os valores ainda não foram divulgados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email