quinta-feira, 28
 de 
novembro
 de 
2024

Ratinho Junior contrata fundação para rever tamanho do Estado

Ratinho Junior vem adotando as primeiras medidas para organizar a estrutura pública e avançar no atendimento às demandas. Foto: Rodrigo Félix LealDurante a campanha eleitoral, o então candidato Ratinho Junior (PSD) falou bastante na necessidade de reduzir o tamanho do Estado para promover economia do dinheiro público e também dar maior celeridade às demandas dos municípios e da sociedade em geral. Ratinho chegou a falar no corte de até 50% do número de pastas, ou seja, reduzir de 30 para 15 as secretarias estaduais. Passada a eleição e com a vitória já no primeiro turno, o futuro governador encomendou um estudo para que sua proposta seja concretizada.

O governador eleito contratou a Fundação Dom Cabral, com sede em Belo Horizonte, para rever a estrutura administrativa do Estado e assim definir quais as pastas que podem ser unificadas e até mesmo extintas. Até que esse trabalho seja concluído, Ratinho Junior tem sido econômico na nomeação dos futuros secretários, até o momento apenas dois nomes foram divulgados, da Segurança Pública e da Educação.

A expectativa é que a primeira grande parte desse trabalho seja concluído até o final desse mês, e até a primeira quinzena de dezembro sejam anunciados outros secretários. A transição com a atual governadora Cida Borghetti, que tinha data para início em 3 de dezembro, foi antecipada para a próxima segunda-feira, dia 19.

Ratinho Junior tem outros importantes compromissos com a sociedade paranaense, entre os quais o de proporcionar mais transparência na gestão pública. Para isso, ele promete, por exemplo, a realização das licitações com transmissão pela internet. Na Educação, se comprometeu em aumentar o número de refeições na educação infantil e promover intercâmbios para alunos do ensino fundamental e médio e professores.

O novo governador terá pela frente o desafio dos pedágios. Em 2021 terminam as concessões com as empresas que atualmente operam todas as praças de pedágios do Paraná. Ratinho declarou ainda na campanha que vai trabalhar por uma nova licitação com participação internacional, ampliando a concorrência e evitando qualquer tipo de conluio entre empresas e governo.

Consciente da crise de empregos que assola o país, Ratinho Junior fala em incentivar a produção de alimentos e a cadeia de transformação. E, principalmente, desburocratizar a relação da indústria e do comércio com o poder público, além de agilizar processos de análise de licenças ambientais e rever quadro de tributação estadual.

A área de segurança deverá receber atenção especial do futuro governo. Segundo Ratinho Junior, na recente conversa com o presidente eleito Jair Bolsonaro, esse foi o tema de maior destaque. O Paraná, devido a região de fronteiras, precisa urgentemente melhorar sua atuação no combate ao tráfico e crime organizado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email