domingo, 8
 de 
dezembro
 de 
2024

Ranking de Desempenho avalia metas estipuladas pelo Ministério da Saúde

Secretário Pedro Cavalheiro afirma que gestantes poderão ter um novo local de atendimento. Foto: Arquivo/O Regional
Em primeiro lugar, está Quitandinha, na posição 69º, Piên na posição 206º, Rio Negro 272º, Campo do Tenente em 281º, Tijucas do Sul 302º, Agudos do Sul 308º, Lapa 320º, Contenda 330º, Fazenda Rio Grande 372º e Mandirituba 373º

Foram divulgados dados do programa Previne Brasil, novo modelo de financiamento da atenção primária em saúde. O Índice avalia como os municípios vêm trabalhando para o cumprimento das metas do Ministério da Saúde.

Entre os itens avaliados estão a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação;proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Na região, o destaque foi Quitandinha, que ficou em 69º lugar entre os municípios paranaenses. Em seguida Piên (206º), Rio Negro (272º), Campo do Tenente (281º), Tijucas do Sul (302º), Agudos do Sul (308º), Lapa (320º), Contenda (330º), Fazenda Rio Grande (372º) e Mandirituba (373º).

O prefeito de Quitandinha José Ribeiro de Moura, o Zé Quirera, e a secretária de Saúde, Danielli Teixeira da Cruz, agradeceram o trabalho dos servidores da saúde e reforçaram a importância dos investimentos do governo federal na Atenção Primária à Saúde. “Queremos manifestar nossos sinceros agradecimentos por reconhecer a importância do trabalho em equipe, realizados em todos os setores da Secretaria de Saúde”, disseram.

Segundo os gestores, mesmo em meio a pandemia, os trabalhadores da saúde trabalharam arduamente para atender a população. “Nossos colaboradores têm sido verdadeiros heróis na luta de salvar vidas e por se dedicarem no alcance das metas do Previne Brasil, garantindo qualidade de vida à população de Quitandinha”, afirmaram.

O secretário de Saúde de Piên, Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva, afirma que a posição em segundo lugar entre as cidades da região de Piên reforça a importância do trabalho em equipe. “A equipe de saúde de Piên trabalha para melhor atender os pienenses”, disse. Segundo o secretário, mesmo com a pandemia, os profissionais continuaram dando o suporte para as pacientes que precisavam.

A principal meta da Secretaria de Saúde de Piên, segundo o secretário, é criar um espaço exclusivo para atendimento às gestantes, hoje inexistente na cidade. “A gente tem uma preocupação muito grande e estamos trabalhando para fazer com que as nossas gestantes tenham um atendimento diferenciado. A nossa meta, juntamente com o prefeito Maicon Grosskopf, é criar um local seguro para as futuras mamães”, afirma o secretário. O mesmo deve ocorrer com os pacientes que tratam diabetes, que devem começar a ser atendidos em outro local.

A médica Raquel Ruthes, de Piên, afirma que a Secretaria de Saúde deve acompanhar de uma maneira cada vez mais eficaz os índices do programa Previne Brasil. “A gente está procurando qualificar as equipes de saúde, oferecendo treinamentos e implantando protocolos do Ministério da Saúde para que os indicadores fiquem melhores”, comenta.

Ranking Previne Brasil. Arte: O Regional



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email