Numa parceria do setor de Vigilância Sanitária com as Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura o poder público de Quitandinha pretende trabalhar no maior controle da qualidade da água utilizada pelas famílias das comunidades do interior. No centro da cidade e nas localidades de Salso e São Gabriel a empresa Sanepar já promove este tipo de serviço, no entanto, nos demais sistemas não há uma ação neste sentido.
No total, existem outros 18 sistemas de abastecimento de água no interior do município e todos são cuidados e monitorados por cidadãos comuns da própria comunidade. Para a médica veterinária Polianna Hamerschimidt, é importante que essas pessoas recebam orientação e treinamento para manter a água em boa qualidade e os sistemas funcionando. Uma recente coleta com amostragem feito em pontos do interior mostrou que existe ausência de cloro e a presença de bactéria de origem fecal, ou seja, sistemas fora do padrão e oferecendo risco a saúde dos usuários.
A prefeitura vai promover a capacitação dos colaboradores que operam nos sistemas do interior. Outra iniciativa é expandir as informações as famílias, principalmente no que diz respeito à limpeza e conservação das caixas de água e dos locais próximos aos poços de captação para os sistemas de abastecimento.