quarta-feira, 17
 de 
agosto
 de 
2022

Quitandinha reforça importância das ligações prediais na rede de esgoto

A grande maioria dos imóveis beneficiados com a rede de esgoto não fez a ligação/Foto: Arquivo / O RegionalA implantação do sistema de rede de esgoto está sendo trabalhada há mais de um ano e meio em Quitandinha. Com investimentos na casa de R$ 3,3 milhões, foram beneficiadas cerca de 490 ligações prediais, no entanto, até este mês apenas 25% deste número realizou de forma correta a interligação.
Estes números foram apresentados pela Sanepar nesta semana ao prefeito Márcio Rato, atendendo a um pedido da Promotoria Pública de Rio Negro, que vem cobrando o município quanto à obrigatoriedade dos proprietários dos imóveis regularizarem a situação e efetivarem as ligações prediais. Neste encontro, a companhia de saneamento destacou que desde abril de 2014 os proprietários dos imóveis beneficiados já poderiam ter realizado as ligações. Diante disto, o município vem alertando que a liberação de alvarás, conforme o Código de Posturas, por exemplo, poderá não ser liberada caso exista irregularidades dos imóveis.
Segundo o engenheiro Raphael Tadashi Diniz, da unidade regional da Sanepar Curitiba/Sul, a companhia e o município já trabalham com alternativas para ampliar esse número de ligações prediais à rede de esgoto. “Estamos trabalhando em conjunto nesta conscientização e, paralelamente, pretendemos capacitar novos encanadores para que possam efetuar de maneira correta essas ligações prediais, não causando transtornos futuramente aos imóveis”, informou Tadashi.
Entre os trabalhos de conscientização realizados em parceria, está o de lembrar a população de que lançar o esgoto de casa direto no rio, como exemplo, é considerado crime ambiental e que a desativação das fossas sépticas é uma das exigências das autoridades sanitárias.
Através deste investimento, considerado histórico para o município, foram implantados 21 mil metros de redes para a distribuição de água e 11.500 metros de redes coletoras de esgoto, além da construção da estação de tratamento. “Esse é um investimento milionário que aconteceu no município e que garante grandes avanços na qualidade de vida e na saúde da população”, concluiu o prefeito Márcio Rato.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email