As constantes quedas de energia das últimas semanas causaram expressivos prejuízos aos fumicultores, que nesta etapa da safra realizam a secagem da produção. Para assessorar os produtores a reaverem seus prejuízos, a Secretaria de Agricultura de Quitandinha está fornecendo gratuitamente os laudos técnicos.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Jeferson Wojcik, os agricultores que tiveram a interrupção de energia por mais de quatro horas podem solicitar ressarcimento junto a Copel, conforme Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica. “Disponibilizamos nossa equipe para elaborar os laudos técnicos. É uma forma de ajudarmos os fumicultores que tiveram prejuízos e consequentemente suas rendas afetadas”, enfatiza Jeferson.
Para ter acesso ao laudo, os agricultores devem primeiramente agendar o atendimento para que o responsável técnico se desloque até a propriedade rural e realize o levantamento necessário.
Segundo a prefeita Maria Julia Wojcik, este suporte técnico é fundamental e visa ampliar o apoio aos produtores. “A agricultura é um dos principais carros chefe da economia no município, sendo a responsável pelo sustento de muitas famílias. Por isso, estamos buscando implantar meios que incentivem o produtor a continuar no campo”, salientou.