Com a taxa de desemprego em 5,6% no Brasil, segundo dados recentes do IBGE, o mercado de trabalho segue aquecido. Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que conquistar uma promoção ficou mais fácil. Se antes a competição por vagas era externa, agora, dentro das próprias empresas é preciso demonstrar que pode conseguir se destacar.
Para Karina Pelanda, gerente de recrutamento e seleção da RH NOSSA, a concorrência, agora interna mostra que quem deseja mudar de cargo, ser efetivado ou crescer na empresa em 2026 precisa se destacar desde já:
“Mesmo que a empresa ainda não tenha sinalizado novas vagas ou promoções, oportunidades podem surgir a qualquer momento, seja por uma reestruturação, saída de um colega ou crescimento do negócio.O primeiro passo é a proatividade. Mas não basta “parecer” proativo, é preciso agir”, diz Karina.
Dicas para os primeiros passos da promoção
Entregar tarefas dentro do prazo, comunicar eventuais dificuldades com antecedência e manter a consistência no desempenho são atitudes que constroem uma imagem de confiança segundo a especialista.
Outros pontos muito valorizados por quem decide as promoções internas são pedir e aplicar feedbacks, ouvir a opinião de líderes e colegas ajuda a identificar pontos de melhoria e reforça o interesse genuíno em evoluir. Além disso, manter diálogo com profissionais mais experientes pode funcionar como uma espécie de mentoria informal:
“Conversar com quem você admira e pedir conselhos é uma forma madura de aprender. Mas é preciso aplicar o que se ouve”, diz Karina.
Um relatório da EY (Desafios e Tendências 2025), por exemplo, mostra que empresas estão com foco em “processos internos para gerar valor”, o que inclui promoções como ferramenta para eficiência em meio à imprevisibilidade econômica.

