quarta-feira, 10
 de 
agosto
 de 
2022

Projeto de incentivo à leitura irá atender crianças da região

Escritora Cléo Busatto ressalta que o objetivo é estimular a prática da leitura. Foto: DivulgaçãoMunicípios do suleste paranaense serão beneficiados com um projeto de incentivo à leitura. Com isso, de março a julho deste ano, a literatura vai ganhar vida nas bibliotecas cidadãs, públicas e escolares.
O projeto “Histórias da Cléo PR1” irá circular por 19 cidades do estado, onde estão programadas mais de 77 ações entre intervenções artísticas literárias para crianças de 6 a 11 anos e oficinas de formação de contadores de história. As atividades são promovidas pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Copel, a partir da seleção do projeto no programa Circula Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.
A escritora Cléo Busatto conta que no espetáculo “Histórias da Cléo” a obra literária é apresentada de forma performática. “Conto a história por meio da atuação e com a participação das crianças. O objetivo é estimular o acesso ao livro literário, com ações que valorizam a leitura, no intuito de promover a cidadania e a inclusão cultural”, enfatiza.
No segundo momento, os agentes de leitura dos 19 municípios por onde o projeto deverá passar serão convidados a participar de uma oficina de formação de contadores de histórias intitulada “Contar e Encantar, Pequenos Segredos da Narrativa”. Os interessados em participar do projeto, nas cidades selecionadas, poderão obter mais informações na Secretaria de Cultura do próprio município.
Todas as ações serão gratuitas. As cidades da região que receberão o projeto são Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Mandirituba, Piên, Quitandinha e Tijucas do Sul.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email