sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Programa Moradia Legal é lançado em Piên

Programa Moradia Legal vai beneficiar moradores de Piên
Evento contou com a participação do prefeito Maicon Grosskopf, o vice-prefeito Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva, o supervisor e coordenador geral do Programa Moradia Legal, Abraham Lincoln Merheb Calixto, o presidente da Câmara de Vereadores de Piên, Eduardo Pires Ferreira e demais autoridades

 

Foi lançado em Piên nesta quarta-feira o Programa Moradia Legal, de iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná em cooperação com o Ministério Público, que visa implementar e desenvolver regularização fundiária no município.

Participaram da cerimônia o prefeito Maicon Grosskopf, o vice-prefeito Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva, o supervisor e coordenador geral do Programa Moradia Legal, Abraham Lincoln Merheb Calixto, o presidente da Câmara de Vereadores de Piên, Eduardo Pires Ferreira e demais autoridades.

Conforme informado pelo Tribunal de Justiça, o programa busca incentivar a implementação de infraestrutura nos locais de forma regular, dando segurança jurídica aos moradores, que podem buscar de uma maneira individual recursos para a melhoria de suas residências. A regularização dos imóveis com os órgãos administrativos garante o compromisso com as questões ambientais e garante o direito à propriedade previsto na Constituição Federal.

A prefeitura de Piên informou que desde o ano passado busca maneiras para avançar neste segmento, para garantir aos moradores qualidade de vida e direitos básicos, como a propriedade.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Ferreira, há tempo o município busca avançar neste sentido. “Nós buscamos a regularização desde a gestão do prefeito Livino. Isso deve beneficiar a nossa população, que mais ganha com isso”, disse Eduardo.

Segundo o desembargador do Tribunal de Justiça Abraham Lincoln Merheb Calixto, os moradores de Piên são presenteados com esta ação. “Esse programa é um presente que o TJ traz para vocês. É uma união do Poder Judiciário com a prefeitura”, disse, resaltando que o prefeito Maicon quis trazer o programa para o município. “Não estamos dando uma casa, um lote. Nós queremos fixar uma base sólida para que esse lote ou casa não seja disputada”, acrescentou o desembargador.

Calixto citou um versículo bíblico que cita a importância de ter um lugar para morar. “O lar que é construído sobre uma rocha, jamais será destruído. Não é um simples papel. É o título de um imóvel que pertence a vocês”, disse o desembargador. “É o Poder Judiciário e a prefeitura que garantem que vocês deixem um lar definitivo para seus filhos e netos”, disse o desembargador.
O desembargador citou a importância das pessoas não viverem com uma luz irregular. “Nós vamos deixar de viver de gato e podemos exigir da Copel um poste de luz. A partir deste momento vocês terão um endereço”, ressaltou. Vocês não são invasores, posseiros, vocês são proprietários”, enfatizou. Segundo Calixto, com a regularização surgem novas obrigações como o pagamento dos impostos e taxas.

O prefeito Maicon Grosskopf afirmou que luta para que todos os munícipes vivam em situação regular. “Nós buscamos diariamente criar condições para que o nosso município cresça e avance”, disse Maicon. Conforme disse o prefeito, a regularização fundiária levou muitas pessoas ao erro. “Chegavam representantes aos moradores, pediam um pagamento e nossos moradores não recebiam nada”, disse.

Maicon agradeceu a sensibilidade do TJ. “Nós somos a garantia para que vocês tenham um processo legal, de forma que não sejam enganados, trapaceados”, disse. Segundo o prefeito, a meta é novos moradores receberem títulos de regularização fundiária. “Nos temos a meta de beneficiar os munícipes de Trigolândia e Ponte Alta ainda neste ano”, enfatizou.

Segundo o prefeito todos sonham em ampliar a sua casa. “Ao procurar um banco, uma cooperativa, é preciso ter a posse do imóvel”, disse Maicon. Haverá um projeto na subprefeitura, para que os moradores tenham referência. “A subprefeitura é uma extensão para que os moradores façam o cadastro. Na próxima semana estaremos aqui. É uma oportunidade única para que vocês tenham um imóvel regularizado. Não percam essa oportunidade”, pediu.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email