sexta-feira, 10
 de 
maio
 de 
2024

Programa estadual vai incentivar viagens para idosos

Idosos poderão viajar e conhecer lugares em todo o Estado por meio do projeto. Foto: SETU
Idosos poderão viajar e conhecer lugares em todo o Estado. Foto: SETU
Proposta do projeto Viaja + 60 é uma iniciativa que faz parte do programa Paraná + Viagem. Diretrizes para o funcionamento do Viaja + 60 foram repassadas aos gestores municipais nesta semana

Pessoas acima de 60 anos de idade de 346 municípios paranaenses poderão viajar e conhecer outros locais do Estado de forma gratuita nos próximos meses. Essa é a proposta do projeto Viaja + 60, iniciativa que integra o programa Paraná + Viagem.

Nesta semana, as diretrizes para o funcionamento do Viaja + 60 foram apresentadas aos gestores pelas secretarias do Turismo e Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. A primeira fase da ação conta com repasses de R$ 3,5 milhões do Fundo Estadual da Pessoa Idosa para os municípios que tinham atestado de regularidade no Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa incentivarem a atividade turística local. Os recursos devem ser usados na contratação de transporte, pagamento de hospedagem, guias turísticos e demais atividades relativas à organização das viagens, sempre adequadas e acessíveis ao público-alvo. Os municípios podem aportar recursos próprios para complementar as viagens, quando necessário.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enalteceu a medida. “Acreditamos que em 60 dias estaremos com um número significativo de roteiros em execução, considerando que os primeiros meses do ano envolvem a organização administrativa”.

As prefeituras que já demonstraram interesse devem organizar viagens para pessoas acima de 60 anos e informar o roteiro e detalhes às secretarias estaduais envolvidas. Municípios da região também sinalizaram interesse e estão aptos a participar da ação.

As viagens devem buscar um enfoque social, desportivo, pedagógico, técnico, cultural e/ou ambiental dentro das 19 Regiões Turísticas do Paraná, contribuindo para a valorização de destinos e atrações turísticas emergentes que possuem baixa ou média demanda turística. As rotas podem ter formatos interregional (viagens de até 4 dias entre regiões turísticas); regional (viagens de até 3 dias dentro das regiões turísticas); ou local e microrregional (viagens de 1 a 2 dias dentro das regiões turísticas).

Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o Viaja + 60 contribuí para uma melhor qualidade de vida dessa parcela da população e, ao mesmo tempo, aquece a indústria turística estadual. “Muitos idosos desistem de viajar devido à falta de inclusão nos roteiros tradicionais. Com essa iniciativa, vamos mostrar que é possível conhecer vários pontos turísticos do Paraná com segurança, qualidade e o devido cuidado que a pessoa idosa merece, fortalecendo nossos destinos regionais”, comentou.

As informações detalhadas sobre o programa constam no Caderno Orientativo entregue aos municípios.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email