Na última segunda-feira, prefeitos atuais e eleitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná – Amsulep estiveram reunidos em Rio Negro para discutir a formação de um consórcio que permite receber o projeto estadual das patrulhas mecanizadas.
Durante a reunião, o representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, Jair Vendruscolo, explicou detalhes sobre o programa que irá facilitar a readequação e manutenção de estradas rurais. Segundo ele, o Estado irá articular junto às prefeituras, equipamentos e capacitação profissional. Ainda defendeu a criação da associação, afirmando a força política e financeira que a região terá com a organização.
Agora, a Amsulep deverá ter uma rápida organização para decidir sobre a formação do consórcio e solicitação da patrulha, para não correr o risco de não receber as máquinas. Prefeitos da região ainda analisam a viabilidade de participarem do programa, sendo que o custo pode ser alto para municípios menores. Sugerido pela prefeita eleita da Lapa, Leila Klenk, será criada nos próximos dias uma comissão técnica para avaliar os custos operacionais e fixos, para facilitar aos prefeitos a tomada de decisão.