segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Programa de inseminação artificial qualifica rebanho bovino em Piên

Novilha da raça Red Angus nasceu há 15 dias e ampliou o rebanho do agricultor Adenilson. Foto: Arquivo/O RegionalA inseminação artificial em bovinos é fundamental para que o produtor tenha um rebanho de qualidade e que atenda às suas necessidades. Em Piên, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem, há alguns anos, realizando um importante trabalho neste sentido.

Um dos agricultores contemplados com este serviço foi Adenilson Honório dos Santos, da localidade de Mosquito, que atualmente conta com quatro cabeças de gado. “Em setembro do ano passado, uma das vacas entrou no período fértil e o técnico da prefeitura na época, Mateus Hening, prontamente se colocou à disposição para atender”, recorda Santos. Após a inseminação, no último dia 13 nasceu uma novilha da raça Red Angus. “Agradeço ao poder público por desempenhar este importante programa, que deve ser ainda mais incentivado. Através dele, temos acesso a um serviço de qualidade e mais em conta”, destaca.

Responsável por desempenhar este programa atualmente, o técnico em agropecuária da prefeitura, Alexandre Forteski de Oliveira, relata que mensalmente são realizados em média 15 atendimentos. “Estão disponíveis seis raças para inseminação. As mais solicitadas são a Red Angus, esta para o gado de corte, e a Jersey, que é animal leiteiro”, pontua.

Para participar do programa, o agricultor precisa estar com o bloco de produtor ativo e sem restrições com o poder público, sendo cobrada uma taxa de R$ 27,52, a qual é utilizada para manutenção do bujão que armazena os sêmens. “Se este procedimento fosse realizado de forma particular, o custo médio seria de R$ 200,00”, calcula Oliveira. A inseminação acontece após a vaca entrar no cio, período que dura 24 horas. “Posteriormente a conclusão deste estágio, é aguardado de 12 a 18 horas”, detalha.

Para maiores informações, o agricultor pode procurar a sede da prefeitura ou entrar em contato pelo telefone 3632 1136.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email