Interessados em realizar a encomenda dos peixes devem procurar a Secretaria de Agricultura e realizar o pedido. A previsão para a entrega dos alevinos é entre os dias 3 e 5 de novembro
Produtores rurais de Piên que desejam investir na piscicultura terão mais um incentivo para fomentar a atividade. Trata-se da compra conjunta de alevinos, um projeto realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com a finalidade de auxiliar os agricultores na compra dos peixes em um valor menor do que o de mercado.
A quantidade adquirida por cada produtor varia bastante, desde 50 unidades, até mais de mil alevinos. Serão variadas espécies oferecidas do tipo I – que são entre 2 e 4 centímetros, e do tipo II – que são entre 4 a 6 centímetros. À disposição estão os alevinos de tilápia, carpa cabeça, carpa húngara escamada, carpa húngara, carpa capim, bagre africano, lambari, carpa colorida, carpa nishikigoi kohaku, pacu, tambacu, jundiá, cat fish, cascudo e cascudo juvenil.
De acordo com o secretário de Agricultura, Carlos Magon, este auxílio visa diversificar a produção agropecuária da região, além de utilizar a piscicultura como uma forma de incremento na renda, utilizando o peixe como forma de alimento para consumo próprio. “Um dos objetivos de compra conjunta é estimular a produção de peixes no município, para que seja uma renda extra para os produtores. No meio dessa pandemia, todo incentivo que pudermos fazer se torna uma grande ajuda para as famílias”, disse.
Para quem procura espécies mais exóticas também podem ser encomendados alevinos de dourado, entre 6 e 8 centímetros, e alevinos de pintado, entre 13 a 15 centímetros, porém, pela dificuldade na criação destes alevinos os valores são maiores. O produtor que tiver interesse em realizar a encomenda destes peixes basta procurar a secretaria de Agricultura e realizar o pedido, com previsão para a entrega entre os dias 3 e 5 de novembro.