Comitiva da Escola Marciano de Carvalho, formada pela professora Cleonice Kobsczinski e as alunas Ana Luiza e Isabeli Corrêa, representará o Paraná o evento da Afubra, no Rio Grande do Sul, na próxima semana
A comunidade escolar de Piên está eufórica com a seleção e participação de representantes da Escola Marciano de Carvalho, do Centro, na Expoagro Afubra 2023, que acontecerá na próxima semana, no Rio Grande do Sul. A professora Cleonice Kobsczinski e as alunas Ana Luiza e Isabeli Corrêa marcarão presença no evento, entre os dias 21 e 24 de março, e apresentarão o resultado de atividade desenvolvida durante o projeto Verde é Vida.
Na iniciativa, um trabalho de pesquisa científica foi realizado na escola e, em parceria com a família dos alunos, tendo como tema o reaproveitamento da água da chuva, houve a criação de uma mini cisterna. Os educandos levantaram hipóteses de como reaproveitar a água da chuva e, em uma ocasião, uma aluna relatou ter ouvido histórias contadas pela mãe de que sua bisavó realizava esse processo de uma maneira bem simples, numa época em que não se tinham tantos conhecimentos e necessidades sobre o uso consciente da água.
A professora Cleonice conta que a foi apresentado o relato de que, sempre que chovia, essa bisavó colocava baldes para encher com água da chuva e reaproveitar para a limpeza. “Os alunos levaram esse questionamento para casa e, na aula seguinte, chegaram com o propósito de construir uma mini cisterna”, explica.
Foi então que, com o apoio da professora, foram realizadas pesquisas e houve a construção da mini cisterna com o apoio da família. Com o equipamento, a água da chuva é levada diretamente para a cisterna que tem uma torneira em sua parte inferior para facilitar a utilização. O equipamento, inclusive, é utilizado para irrigar a horta da escola.
Para a diretora da instituição, Viviane Rutz, estar representando o Paraná em um evento grandioso como a Expoagro é sinônimo de orgulho. “Milhares de pessoas passarão pelo evento e conhecerão sobre a mini cisterna desenvolvida por nossos alunos. É um orgulho representarmos o Paraná e levar o nome de Piên e da Escola Marciano para este evento”, afirma.
Viviane destaca ainda o apoio das famílias nos projetos desenvolvidos pela unidade de ensino. “Essas atividades alcançam resultados positivos devido a participação da família junto à escola. É uma parceria fundamental e que dá certo”, finaliza.
Premiação – Na última semana, aconteceu a primeira reunião do Projeto Verde é Vida, em Rio Negro. A escola Marciano de Carvalho recebeu a condecoração do Grupo Ambiental Defensores da Natureza, pelas ações desenvolvidas.
Como premiação, a escola recebeu o troféu e coletes que servirão de identificação aos integrantes do grupo em suas ações.