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2024

Produtos do Paraná foram exportados para 212 países em 2022

Em 2022, produtos paranaenses foram exportados para 212 países. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo/AEN
Em 2022, produtos paranaenses foram exportados para 212 países. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo/AEN
A China segue como principal destino dos produtos paranaenses, totalizando US$ 3,6 bilhões movimentados ano passado. Fechando a lista dos cinco países que mais importaram do Paraná em 2022 estão Estados Unidos (US$ 1,7 bilhão), Argentina (US$ 1,5 bilhão), México (US$ 781,5 milhões) e Índia (US$ 746,1 milhões)

Os produtos paranaenses foram exportados para 212 países em 2022, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, do governo federal. Apesar da economia global desfavorável no ano passado, com a Guerra da Ucrânia, as dificuldades logísticas na retomada econômica com a melhoria da pandemia e a desaceleração do mercado chinês, o resultado supera os 208 países com os quais o Paraná negociou em 2021.

O ano de 2022 fechou com aumento de 16,8% nas exportações paranaenses, totalizando US$ 22,2 bilhões comercializados, contra US$ 19 bilhões em 2021. A carne de frango in natura e a soja em grão encabeçam os produtos paranaenses mais vendidos para o exterior, totalizando US$ 3,6 bilhões e US$ 3 bilhões movimentados, respectivamente, em 2022. A maior parte da movimentação foi feita pelos portos paranaenses, que bateram recorde histórico com 58 milhões de toneladas movimentadas em 2022.

A China segue como principal destino dos produtos paranaenses, totalizando US$ 3,6 bilhões movimentados ano passado. Fechando a lista dos cinco países que mais importaram do Paraná em 2022 estão Estados Unidos (US$ 1,7 bilhão), Argentina (US$ 1,5 bilhão), México (US$ 781,5 milhões) e Índia (US$ 746,1 milhões).

Além dos grandes mercados, pequenas nações, como Nauru, ilha de 12 mil habitantes, e Palau, arquipélago de 18 mil habitantes, ambas na Oceania, estão entre os países que compraram do Paraná ano passado, fechando negócios de US$ 111 mil e US$ 12,4 mil, respectivamente (confira a lista completa AQUI ).

“O aumento dos países compradores do Estado é reflexo do posicionamento do Paraná como uma marca. Uma marca que visa o desenvolvimento e aumento de sua produção, mas com sustentabilidade, que é o que o mundo vem pedindo hoje. Outro ponto importante é que o mercado internacional busca parceiros comerciais, não apenas importar e exportar. E o Paraná, como ente subnacional, vem cumprindo muito bem esse papel”, destaca o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros.

De acordo com o secretário do Planejamento, Guto Silva, a diversificação do número de destinos dos bens paranaenses está diretamente relacionada ao adensamento produtivo do Estado, com a atração de novas empresas e a instauração de um ambiente de negócios propício aos empreendimentos aqui em operação. “O Paraná é um expoente nacional do agronegócio e temos um grande parque industrial, com vertente inovadora. Estamos animados para continuar esse ciclo de crescimento”, acrescenta.

Missões – O objetivo do Governo do Paraná é expandir ainda mais em 2023 a lista de países que compram produtos daqui. Para isso, o Estado tem planejada uma série de missões comerciais no exterior, bem como a recepção de missões de empresários estrangeiros interessados na produção paranaense.

“No que depender do Governo do Paraná, vamos aumentar substancialmente a lista de países compradores dos nossos produtos. Por isso é importante as visitas aos países em nossas missões internacionais. E hoje o Estado não viaja para fora sem a presença de empresários e das cooperativas”, destaca Barros. “É importante mostrarmos lá fora o bom ambiente de negócios. Assim, atraímos mais interessados em nossos produtos. Afinal, somos competitivos não só em preços, mas também na sustentabilidade dos produtos que estamos entregando para o mundo”.

O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Marcelo Curado, destaca que a conquista de mais mercados compradores no exterior é também resultado dos investimentos no Estado. “A diversificação dos destinos das exportações do Paraná está diretamente relacionada à profissionalização das empresas atuantes no Estado, buscando novos mercados”, enfatizou.

O Governo do Estado planeja entre sete e oito missões internacionais de negócios em 2023. Todas planejadas pela Invest Paraná, órgão da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seics) responsável por captar investimentos para o estado.

Uma das principais missões será para o Japão e Coreia do Sul. O foco será mostrar a qualidade e competitividade dos produtos do agronegócio paranaense aos dois maiores mercados consumidores asiáticos. No Japão, por exemplo, a comitiva paranaense formada pelo Governo do Estado, empresários e cooperativas, vai participar da maior feira de alimentação da Ásia, a Foodex.

“Nessas missões vamos mostrar nosso estado, a marca Paraná. Temos que entender o que o mercado lá fora está esperando e entender o que nós aqui estamos produzindo e podemos oferecer”, explica o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. “Nossa preocupação é facilitar a vida de quem realmente faz negócios no Paraná. É buscar dar match nos negócios, nas vendas dos nossos produtos, mostrando que nossa produção tem sustentabilidade, mas também tem tecnologia e inovação”.

Os 20 países que mais compraram do Paraná em 2022:

  • 1º – China – US$ 3,6 bilhões
  • 2º – EUA – US$ 1,7 bilhão
  • 3º – Argentina – US$ 1,5 bilhão
  • 4º – México – US$ 781,5 milhões
  • 5º – Índia – US$ 746,1 milhões
  • 6º – Holanda – US$ 720 milhões
  • 7º – Chile – US$ 676,7 milhões
  • 8º – Coreia do Sul – US$ 601,5 milhões
  • 9º – Paraguai – US$ 583,5 milhões
  • 10º – Alemanha – US$ 556,7 milhões
  • 11º – Colômbia – US$ 553,5 milhões
  • 12º – Japão – US$ 544,5 milhões
  • 13º – Irã – US$ 542,1 milhões
  • 14º – Emirados Árabes Unidos – US$ 497,6 milhões
  • 15º – Peru – US$ 494 milhões
  • 16º – Vietnã – US$ 446 milhões
  • 17º – Itália – US$ 360,2 milhões
  • 18º – Uruguai – US$ 347 milhões
  • 19º – Bangladesh – US$ 323,2 milhões
  • 20º – Singapura – US$ 272,3 milhões

Fonte: AEN

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