terça-feira, 9
 de 
agosto
 de 
2022

Produção de morango ganha espaço e é alternativa de renda em Mandirituba

Silvio Galvan e Onildo Gelatti visitaram na última semana a propriedade do agricultor Antônio Wonsovicz. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de MandiritubaUm dos destaques da região na avicultura, o município de Mandirituba ficou de mãos atadas ao ver este segmento praticamente zerar a produção e deixar muitos agricultores com altas dívidas. Ainda buscando superar este primeiro momento, novas alternativas estão sendo incentivadas, como a produção do morango, que vem ganhando cada vez mais espaço.
Apesar de ser uma cultura mais restrita a regiões com temperaturas mais amenas, o cultivo vem sem mostrando uma alternativa viável com a introdução de variedades adaptadas aos diversos tipos de clima. “Atualmente são mais de 20 produtores no município que aceitaram o projeto e estão se dedicando à atividade. Neste ano, esperamos que mais 15 famílias ingressem na produção”, destacou o técnico da Emater, Silvio Galvan. “O morango tem sido rentável para a agricultura familiar. Estamos aproveitando o investimento que foi feito nas granjas, adequando a estrutura para transformá-las em uma estufa para o cultivo da fruta”, contou o técnico.
Um dos agricultores que aderiu há sete meses esta atividade é Antônio Wonsovicz, da localidade de Espigão das Antas. “Estou animado porque o morango tem tido uma boa produtividade e a venda tem sido positiva. Além disso, passamos a utilizar uma estrutura até então ociosa”, ponderou Antônio.
A apresentação de alternativas de renda foi destacada pelo prefeito Onildo Gelatti. “Ressalto o trabalho integrado entre a Emater e a Secretaria Municipal de Agricultura em prol da atividade rural, que sofreu um grande baque com a avicultura. Assim, temos buscado ofertar capacitação, assistência técnica e até mesmo serviços de terraplanagem para adequar a estrutura”, enfatizou Gelatti.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email