O número de mortes durante a Operação Carnaval 2017 chegou a 20 nas rodovias federais que cortam o Paraná, conforme as estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Contabilizando 196 feridos e 192 acidentes atendidos no estado, a operação da PRF começou na última sexta-feira e foi concluída no final da noite de quarta-feira desta semana.
O total de mortes mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve oito óbitos. Foram mais de 14.500 veículos acima do limite máximo de velocidade, 173 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas e 843 manobras de ultrapassagens proibidas.
Entre as principais causas de acidentes com mortes durante o Carnaval, conforme o balanço da PRF, estão ultrapassagens indevidas, desobediência à sinalização, sono, desatenção e negligência.
Durante a operação, foram registrados 106 casos de crianças transportadas sem a cadeirinha ou outro equipamento de retenção adequado à idade, e 228 veículos foram recolhidos aos pátios da instituição, por diferentes irregularidades.