sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Prefeitura e universidade estudam parceria para cuidar de animais de rua

Parceria foi abordada em encontro realizado na última semana na sede da prefeitura. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de PiênUma parceria entre a prefeitura de Piên e a Unisociesc poderá contribuir com uma atuação mais ativa do poder público junto aos animais em situação de rua. A primeira conversa entre a universidade e o administração aconteceu nesta semana, e bases do acordo de cooperação mútua, sem custos para o município, ainda serão aprofundadas, mas envolverão os alunos do curso de Medicina Veterinária da instituição de ensino, cujo campus é em São Bento do Sul.

Por meio da parceria, estão previstas ações educativas, planejamento e até mesmo castrações deverão ocorrer em Piên. Após a formalização da cooperação, o primeiro passo será um levantamento completo do cenário envolvendo os animais da cidade, com demonstrativo de quantos estão em situação de abandono e quantos possuem tutor, mas ficam soltos pelas ruas.

O prefeito Maicon Grosskopf, que recebeu o gerente da UniSociesc São Bento do Sul, Claudinei Cristofolini e o diretor da Regional Norte da UniSociesc, Flávio Sartori, destacou a necessidade da iniciativa. “É um projeto que temos muito interesse em realizar, temos que cuidar dos animais que estão abandonados e principalmente evitar a procriação e proliferação destes”, frisou.
Grosskopf reforçou ainda que os estudantes da Unisociesc deverão atuar junto às escolas da rede municipal de ensino, realizando palestras sobre os cuidados com os animais e a posse responsável, destacando ainda que outro ponto discutido foi estender a parceria para a realização da castração de animais abandonados, com o objetivo de reduzir as populações de cães e gatos abandonados e, para isso, a ideia é colocar em atividade o castramóvel. “Vamos disponibilizar veterinário do município e com o auxílio dos alunos da universidade poderemos atender ainda mais localidades em um espaço menor de tempo”, falou.

Além do castramóvel, os representantes da UniSociesc ainda citaram a disponibilidade do município realizar as castrações no campus da universidade, como detalhou o gerente Claudinei Cristofolini. “Deixamos nosso campus universitário à disposição e já estendemos o convite para que a prefeitura de Piên possa conhecer e utilizar a entidade para diversas ações em prol do município”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email