sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Prefeitura e universidade estudam parceria para cuidar de animais de rua

Parceria foi abordada em encontro realizado na última semana na sede da prefeitura. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de PiênUma parceria entre a prefeitura de Piên e a Unisociesc poderá contribuir com uma atuação mais ativa do poder público junto aos animais em situação de rua. A primeira conversa entre a universidade e o administração aconteceu nesta semana, e bases do acordo de cooperação mútua, sem custos para o município, ainda serão aprofundadas, mas envolverão os alunos do curso de Medicina Veterinária da instituição de ensino, cujo campus é em São Bento do Sul.

Por meio da parceria, estão previstas ações educativas, planejamento e até mesmo castrações deverão ocorrer em Piên. Após a formalização da cooperação, o primeiro passo será um levantamento completo do cenário envolvendo os animais da cidade, com demonstrativo de quantos estão em situação de abandono e quantos possuem tutor, mas ficam soltos pelas ruas.

O prefeito Maicon Grosskopf, que recebeu o gerente da UniSociesc São Bento do Sul, Claudinei Cristofolini e o diretor da Regional Norte da UniSociesc, Flávio Sartori, destacou a necessidade da iniciativa. “É um projeto que temos muito interesse em realizar, temos que cuidar dos animais que estão abandonados e principalmente evitar a procriação e proliferação destes”, frisou.
Grosskopf reforçou ainda que os estudantes da Unisociesc deverão atuar junto às escolas da rede municipal de ensino, realizando palestras sobre os cuidados com os animais e a posse responsável, destacando ainda que outro ponto discutido foi estender a parceria para a realização da castração de animais abandonados, com o objetivo de reduzir as populações de cães e gatos abandonados e, para isso, a ideia é colocar em atividade o castramóvel. “Vamos disponibilizar veterinário do município e com o auxílio dos alunos da universidade poderemos atender ainda mais localidades em um espaço menor de tempo”, falou.

Além do castramóvel, os representantes da UniSociesc ainda citaram a disponibilidade do município realizar as castrações no campus da universidade, como detalhou o gerente Claudinei Cristofolini. “Deixamos nosso campus universitário à disposição e já estendemos o convite para que a prefeitura de Piên possa conhecer e utilizar a entidade para diversas ações em prol do município”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email