Programa Muralha Digital instalou câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, com monitoramento das imagens que são transmitidas e acompanhadas em tempo real no Centro de Controle Operacional
O 28º Batalhão de Polícia Militar (28° BPM) divulgou, recentemente, um balanço das ações resultantes da implantação do Programa Muralha Digital, que instalou câmeras de segurança em pontos estratégicos na cidade da Lapa, com o monitoramento das imagens que são transmitidas e acompanhadas em tempo real no Centro de Controle Operacional.
O último boletim divulgado pelo setor de inteligência da PM indica que o sistema se mostrou eficiente com elucidação de vários crimes no município, desde homicídios qualificados até os furtos residenciais e no comércio.
Conforme o documento, o Muralha Digital contribuiu na elucidação de ações criminosas, fundamentais na produção de provas. “Em 2024 foram destacados seus resultados para a segurança pública, elucidando crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, diversos roubos qualificados, crimes de tráfico de drogas, veículos recuperados com alerta de furto/roubo, contrabando, descaminho, bem como os furtos qualificados diversos, somando ao menos 18 pessoas presas em função direta do sistema de monitoramento municipal”, apontou.
Em 2025, com o sistema ampliado e mais robusto, a expectativa dos órgãos de segurança e da prefeitura local é que os resultados sejam ainda mais expressivos para o período, com a solução de tentativa de homicídio, roubos e furtos no comércio central e residenciais, além de recuperação de veículos furtados no município, somando ao menos dez pessoas presas no ano.
Muralha Digital – Além de investir na segurança da população, o projeto levou fibra óptica a todos os prédios públicos da Lapa, com o intuito de promover a conectividade e a integração digital, oferecendo Wi-Fi gratuito em áreas urbanas e rurais aos usuários do sistema.