quarta-feira, 8
 de 
maio
 de 
2024

Prefeitura de Quitandinha seguirá fornecendo o transporte universitário

Lançamento do programa aconteceu em 2017 e foi bastante comemorado pelos universitári. Iniciativa visa incentivar o ensino superior entre os jovens, preparando-os para o futuro. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de QuitandinhaCursar uma faculdade e ter o ensino superior é um sonho para muitos jovens, no entanto, para uma parcela significativa destes alunos os altos custos do estudo fazem com que este objetivo não seja alcançado. Em Quitandinha, a prefeitura busca dar todo suporte neste sentido e novamente neste ano estará cedendo, de forma integral e gratuita, o transporte universitário para as faculdades de Mafra e de Curitiba.

Este auxílio foi uma das promessas de campanha da prefeita Maria Julia Wojcik, tendo em vista as inúmeras solicitações dos universitários. “Antes, o município repassava um valor a associação dos universitários, o que custeava apenas parte do transporte dos que iam para Mafra. Paralelamente, estudantes que cursavam em Curitiba pagavam mensalmente cerca de R$ 450,00 para uma van”, recorda a secretária municipal de Administração e Finanças, Jaqueline Ribas. Com este alto custo em transporte, somado a mensalidade da faculdade, muitos jovens acabaram desistindo de concluir o estudo superior.

Buscando reverter este cenário, em 2017, a prefeitura assumiu a totalidade dos custos com transporte. “Investimos mensalmente cerca de R$ 60 mil, cobrindo todos os gastos com combustível, motorista e manutenção dos ônibus”, detalha Jaqueline. No ano passado, foram beneficiados mais de 100 alunos. “Temos dois coletivos para Mafra e um para Curitiba, todos com a capacidade máxima atingida, o que não era visto anteriormente”, enfatiza.

Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação já está cadastrando os interessados, os quais serão contemplados conforme a ordem de chegada. “Para ser beneficiado, o estudante deve apresentar comprovante de matrícula e de residência, além de documentos pessoais. A inscrição é totalmente gratuita”, salienta Jaqueline.

De acordo com a prefeita Maria Julia, este auxílio prestado aos universitários reforça o compromisso da gestão em oportunizar um futuro melhor aos jovens. “Sabemos o quão é difícil concluir um ensino superior, ao mesmo tempo em que é um divisor de águas para que o futuro seja melhor. Vamos seguir com este compromisso porque apostamos nos jovens e na força que a educação tem”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email