A prefeitura de Contenda criou o Programa de Cadastramento dos Protetores de Cães e Gatos que tem por objetivo beneficiar moradores de baixa renda com a castração de animais, vacinação e atendimentos veterinários. O projeto também visa controlar o número de animais.
Os protetores cadastrados pelo município terão preferência no programa de castração. Essas pessoas também podem ter direito a distribuição de ração. Entre os beneficiários, está a contendense Ivana Franco de Carvalho Piel. Ivana tem 13 animais e cuida de outros dez na Vila dos Camargos e outros cinco no Pedro Machado. Outro exemplo é Salete da Costa que cuida de 25 animais.
De acordo com o secretário de Indústria, Agropecuária e Meio Ambiente, Thomas Gaspar, a castração visa atender protetores de animais. “Os criadores e protetores são aqueles que, de alguma forma frequente, acolhem animais domésticos comunitários (cães e gatos), recolhendo-os das ruas, providenciando sua alimentação e cuidados para que os mesmos tenham sua saúde e integridade física restabelecidas”, disse.
Segundo Gaspar, para o morador ter a carteirinha de registro de protetor, os moradores devem manter os animais em local adequado, seguro, limpo, com abrigo, vasilhas para alimentação e água.