sexta-feira, 4
 de 
abril
 de 
2025

Prefeitura de Contenda aponta investimentos na área de segurança

Prefeito Mostarda destacou os avanços em segurança na cidade. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Contenda
Prefeito Mostarda destacou os avanços em segurança na cidade. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Contenda
Central de monitoramento, implantação da Guarda Patrimonial e abertura do Posto de Atendimento da Polícia Civil estão entre as ações executadas no setor de segurança pública da cidade

A cidade de Contenda, que recentemente completou 73 anos de emancipação, recebeu uma série de investimentos para reforçar a área da segurança pública nos últimos anos. Um dos avanços foi a criação da central de monitoramento, que faz parte do Programa Cidade Segura, onde teve as primeiras câmeras de segurança instaladas na cidade.

No projeto, foram implantadas câmeras com três modelos distintos, sendo a Speed Dome, que permite o giro em 360º, câmeras de leitura de placas e alertas de roubo, além das câmeras fixas. Também estão inclusos uma TV para o monitoramento, postes para fixação das câmeras, mesa controladora, assistência 24 horas, entre outros.

Em outro recente investimento, o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, lançou a Guarda Patrimonial de Contenda. “A base com Central de Monitoramento está instalada na sede da prefeitura e monitora 24 horas por dia. Também existe o serviço de rondas”, detalhou.

A Guarda Patrimonial atua com o objetivo de zelar pelo patrimônio público. Hoje, a equipe conta com veículo plotado e uma moto, além de três funcionários que passam a ficar alocados na base que está junto à sede da prefeitura, enquanto a central conta com uma tela de 200 polegadas, onde estão sendo transmitidas 36 imagens em tempo real.

Outro serviço disponibilizado é o Posto de Atendimento da Polícia Civil, permitindo que o Boletim de Ocorrência ou o registro de Medidas Protetivas de Urgência relacionadas à Lei Maria da Penha possam ser feitos na cidade. O serviço é o resultado de uma parceria que envolve a prefeitura local e as polícias Civil e Militar.

O prefeito Mostarda destacou que a implantação do serviço na cidade colou fim a uma espera de mais de 13 anos. “Neste período o cidadão contendense teria que se deslocar à cidade da Lapa para fazer o registro do Boletim de Ocorrência ou outros atendimentos da Polícia Civil. A distância, em muitos casos, era o principal argumento do cidadão não registrar o ‘BO’ e, consequentemente, gerando um falso baixo índice de criminalidade em Contenda”, comentou.

Agora, estão em andamento as tratativas para a reabertura da Delegacia de Contenda. O prédio passará por toda uma reforma para posterior volta ao atendimento da população.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email