Nos últimos dias, a Secretaria de Obras, com apoio da Polícia Militar, iniciou a retirada dos veículos e motos que ocupam o pátio da delegacia
Uma das demandas da população de Contenda na área de segurança pública é a competentes a reabertura da delegacia no município. Após cerca de 13 anos de fechamento, com tratativas junto ao governo estadual e demais órgãos competentes, a reivindicação está próxima de ser atendida.
Na última semana, a Secretaria de Obras, com apoio da Polícia Militar, iniciou a retirada dos veículos e motos que ocupam o pátio da delegacia. Parte das sucatas ainda estão no local, mas devem ser retiradas já nos próximos dias.
O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, destaca que esse serviço de retirada das sucatas antecedem o início da reforma da estrutura da delegacia. “Esse é um sonho antigo, tanto da administração, como da população. Assim que retirado estes veículos, daremos início a reforma do prédio que futuramente abrigará a Delegacia da Polícia Civil e o Destacamento da Polícia Militar”, afirma.
Recentemente, um novo serviço passou a ser disponibilizado ao cidadão contendense, com o registro de Boletim de Ocorrência ou busca por registro de Medidas Protetivas de Urgência relacionadas à Lei Maria da Penha no município, em uma parceria entre a prefeitura e as polícias Civil e Militar. No mês de março, foi inaugurado no Destacamento de Polícia Militar o Ponto de Atendimento da Polícia Civil, com uma série de serviços aos moradores.
Segundo o delegado da 9ª Delegacia de Polícia Civil, Diogo Araújo Modesto, o Ponto de Atendimento da Polícia Civil funciona em uma sala do destacamento, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. “É nosso dever promover os direitos constitucionais do cidadão e, hoje, estamos promovendo em Contenda esse acesso à justiça. É um ganho também do ponto de vista econômico aos moradores, que não vão mais precisar estar se deslocando para outra cidade”, frisou.