quarta-feira, 10
 de 
agosto
 de 
2022

Prazos de pagamento do IPVA começam a vencer na próxima semana

Os proprietários de veículos estão recebendo as guias e podem pagar o imposto à vista ou em três vezesEntre os compromissos financeiros dos paranaenses no início de ano está o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Adiado para o segundo trimestre no ano passado, o vencimento do tributo em 2016 ocorre já em janeiro. Os boletos para pagamento foram enviados pelos Correios e a entrega está sendo concluída.
O fim do prazo de quitação varia de acordo com o número final da placa de cada veículo; eles vencem a partir do dia 21 de janeiro. Há a opção de pagamento à vista ou de parcelamento em três vezes. O estado está concedendo 3% de desconto para os contribuintes que optarem pelo pagamento em parcela única. Aos contribuintes que parcelarem, serão enviadas em fevereiro as guias para recolhimento da segunda a terceira parcelas.
O contribuinte pode consultar dados e até imprimir guias no site www.fazenda.pr.gov.br. O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi).
Segundo Germano Lucini Filho, atendente de despachante do escritório José Santana Pinto, de Quitandinha, a antecipação para janeiro veio de surpresa. “Em outros estados já era também neste mês. Considerando que o pagamento parcelado terminou em junho no ano passado, são apenas seis meses de intervalo”, cita.
Os proprietários devem também ficar atentos ao pagamento do Seguro DPVAT, cujo vencimento coincide com o IPVA. As guias para pagamento deste seguro devem ser retiradas no www.dpvatsegurodotransito.com.br. “Motocicletas, ônibus e micro-ônibus podem parcelar”, explica Germano.
Mesmo sendo um imposto estadual, o IPVA tem reflexo nos cofres das prefeituras, já que o governo estadual repassa 50% aos municípios. Com os ajustes feitos no ano passado, os municípios do suleste paranaense receberam, somadas as dez cidades, R$ 23,9 milhões, 37,8% a mais do que os R$ 17,4 milhões de 2014.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email