O abono salarial é um dos benefícios mais importantes garantidos aos trabalhadores com carteira assinada. No entanto, muitas pessoas “esquecem” de realizar o saque do valor e ficam sem receber o benefício.
No Paraná, por exemplo, mais de 65 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono referente ao ano-base de 2014, segundo dados da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju). O benefício, no valor de um salário mínimo – R$ 880,00 – pode ser retirado até o próximo dia 31 de agosto.
Segundo Maicon Kenopk, administrador da Lotérica de Piên, a procura pelo abono salarial vem sendo pequena. “O prazo para sacar o benefício foi prorrogado para que as pessoas pudessem retirar o valor, no entanto, há aquelas que ainda não realizaram o saque”, explicou.
Kenopk explica ainda algumas regras que asseguraram este direito aos trabalhadores. “Têm direito ao benefício aqueles trabalhadores que receberam até dois salários mínimos em 2014. Também é importante possuir o Cartão Cidadão, que pode ser solicitado por telefone ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal”, ressaltou.
Para o ano-base de 2015, os pagamentos começaram a ser efetuados em julho deste ano e os valores estarão disponíveis para saque até o dia 30 de junho de 2017.