A população da região suleste paranaense acompanha com expectativa as obra de duplicação da BR 116 entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. Para muitos municípios, a rodovia é o principal acesso para a capital e a lentidão no referido trecho sempre foi uma das principais queixas dos motoristas nos últimos anos. Os constantes acidentes também motivaram pedidos de urgência na duplicação, inclusive com manifestações.
O andamento dos trabalhos segue normalmente, dentro do cronograma segundo a Autopista Planalto Sul. A obra foi iniciada há pouco mais de um ano, em outubro de 2011, com previsão de estar concluída em fevereiro de 2013, ou seja, daqui a três meses. Segundo a concessionária, o prazo se mantém.
Atualmente há uma grande frente de trabalho nas proximidades da ponte do rio Iguaçu, o que tem exigido paciência e cuidados dos motoristas. Está sendo duplicado nesta etapa um trecho de oito quilômetros entre Curitiba e Fazenda. Na próxima etapa, a rodovia duplicada será estendida até Mandirituba. Serão mais 18 quilômetros e o prazo neste caso vai até 2016.