sexta-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2024

Postos de saúde realizam aplicação da segunda dose contra o HPV

Procura pela vacina tem sido grande no município de Agudos do Sul/Foto:O RegionalUnidades de saúde da região, assim como em todo o país, estão empenhadas na vacinação contra o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero. Desde o início do mês, os postos estão recebendo meninas da faixa etária de 11 a 13 anos para a aplicação da segunda dose da vacina. A primeira havia sido iniciada em março e a segunda deve ocorrer seis meses depois.
Em Agudos do Sul, segundo a responsável pelo setor de imunização, Sirneley Vichinheski, a procura tem sido grande. “Inclusive para a primeira dose temos boa procura”, relata. A vacinação em Agudos está sendo realizada na sede do Núcleo de Estratégia de Saúde da Família Rui Barbosa, em frente a Unidade de Saúde Moyses Lupion.
Na Lapa, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade e do interior. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas devem olhar a folha de agendamento que receberam ao tomar a primeira vacina e verificar quando e onde precisam repetir a dose. Isso é necessário para garantir a correta eficácia da vacina. Está ocorrendo vacinação também nos colégios.
No Paraná, o objetivo é imunizar 273 mil meninas nesta etapa. No país, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos residentes no país. A dose de reforço será aplicada após cinco anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email