segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

Postos da região se engajam em campanha de multivacinação

Posto de saúde de Agudos do Sul vem recebendo grande movimentação para vacina. Foto: DivulgaçãoAté 30 de setembro, todos os menores de cinco anos ou que tenham de nove a 15 anos incompletos devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação 2016. O objetivo da mobilização é convocar pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de vacinação, seja para iniciar o esquema vacinal ou completar as doses que estiverem pendentes.
Para o Paraná, o Ministério da Saúde disponibilizou 1,7 milhão de doses extras das 14 vacinas ofertadas na campanha. “Os pais devem ficar atentos e levar os filhos que fazem parte do público-alvo da campanha até a unidade de saúde mais próxima para completar a carteirinha de vacinação. Queremos aumentar cada vez mais a adesão à campanha e reduzir as doenças imunopreveníveis no Paraná”, disse o coordenador estadual de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde, João Luís Crivellaro.
No suleste paranaense, os municípios realizam ações desde o início da campanha, na última segunda-feira. Este sábado será o dia D da campanha, com várias unidades aplicando a vacina em toda a região.
A secretária municipal de Saúde de Agudos do Sul ressalta que é importante levar a caderneta de vacinação. “Mas mesmo sem ela as vacinas serão aplicadas”, salienta. Também é necessário portar um documento de identificação da criança.
O alerta maior é para a vacina de HPV, que previne o câncer de colo do útero. Todas as meninas de nove a 13 anos devem receber duas doses com o intervalo de seis meses entre as aplicações. Além dessa, também fazem parte da campanha as vacinas dupla adulto (difteria e tétano), DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatite A, meningocócica C, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B), pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP (poliomelite injetável), VOP (poliomelite oral), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email