sábado, 20
 de 
julho
 de 
2024

Politicando 29/05/2020

O presidente da Comec, Gilson Santos. Foto: DivulgaçãoAbrigos do Governo

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana (Comec) do Governo do Estado, Gilson Santos, estará hoje em Campo do Tenente, Rio Negro e Piên para dar sequência a entrega dos abrigos de ônibus que serão instalados nos municípios. Segundo Santos, o governador Ratinho Junior tem destacado a importância dessa proximidade da Comec com as prefeituras, especialmente com investimentos importantes em diversas áreas.

Transparência I

O Tribunal de Contas do Estado publicou em seu site um ranking dos portais da transparência dos 399 municípios paranaenses. A listagem tem como base o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de cada prefeitura. O indicador, desenvolvido pelo TCE-PR em 2018, foi aferido pela primeira vez no final do ano passado. O Regional trará matéria completa a respeito na próxima semana.

Transparência II

A primeira colocada foi a prefeitura de Candói (Centro-Sul), que atingiu a nota de 94,48%. Na sequência, aparecem os poderes executivos municipais de Cascavel (93,07%), Maringá (85,37%), Londrina (84,89%) e Andirá (81,58%). A capital, Curitiba, ficou na 198ª posição, com pontuação de 65,23%. A última colocada foi a administração de Luiziana (6,01%). Todos os gestores foram notificados previamente a respeito da realização da avaliação.

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), tem destacado o ritmo de obras e de investimentos que o município vem recebendo. Além do projeto de pavimentação asfáltica que vem beneficiando diversos bairros, a prefeitura teve a confirmação da instalação de uma nova empresa na cidade. Ampliação de pavimentações em asfalto e o fortalecimento de empregos em Mandituba foram umas das principais bandeiras defendidas por Biscaia na última eleição.

Quitandinha

O vereador de Quitandinha, Zé Ribeiro (PP), tem se mostrado bastante solidário com as famílias mais carentes neste momento de prevenção do corona vírus. Desde o mês passado, o vereador destinou parte do salário para a aquisição de máscaras, álcool em gel, produtos de higiene e alimentos as famílias menos favorecidas. Segundo ele, há no município muitas famílias que estão “lá no seu cantinho” precisando de ajuda e que estão muito preocupadas com o futuro.

Agudos do Sul

A prefeitura de Agudos do Sul transmitiu ontem por meio eletrônico em sua página no Facebook a realização de uma audiência pública de avaliação e demonstrativo do cumprimento de metas fiscais. Segundo a secretária municipal de Administração e Finanças, Lorena Teixeira, isso mostra que mesmo em tempos de distanciamento social devido à pandemia, a prefeitura não deixa de prestar contas e ser transparente. Ela salienta que outra mostra de transparência é a gravação e disponibilização das sessões de licitação também nas redes sociais.

Piên I

Novamente, a sessão da câmara de vereadores de Piên foi marcada por um intenso bate-boca entre vereadores. Desta vez, o episódio foi protagonizado por Eduardo Ferreira (PSDC) e João Nunes (PSD), presidente e vice da casa, respectivamente. O embate foi motivado quando Nunes começou tecer críticas pelo atraso do início da sessão devido a realização de audiência pública da Saúde. O presidente tentou amenizar a situação, justificando que a audiência estava prevista para começar às 17 horas, mas iniciou 17h30 porque alguns vereadores ainda não haviam chegado, inclusive o próprio Nunes. Foi aí que começou a discussão, com um questionando a autoridade e a postura do outro.

Piên II

Não é de hoje que o vereador João Nunes vem conflitando com parte dos colegas do legislativo e elevando suas críticas aos mais diversos órgãos da gestão pública municipal. Mais do que críticas, Nunes se caracterizou por sempre elevar o tom de voz seja qualquer for o tema. Em todo o município já é sabido sobre essa sua forma de atuação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email