domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

Politicando 29/04/2016

Título de eleitor
Todos os eleitores interessados em regularizar seus documentos ficando aptos para votar nas eleições deste ano devem comparecer ao cartório eleitoral do seu município até o próximo dia 4. O mesmo prazo vale para quem ainda não possui o título eleitoral e precisa fazer o documento.
Governo
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta semana o projeto de lei do governador Beto Richa (PSDB) que fixa, a partir de 1º de maio, os valores do piso salarial do Estado do Paraná e sua política de valorização. O piso variará de R$ 1.148,40 a R$ 1.326,60. O projeto aprovado estabelece, ainda, que a política de valorização dos pisos salariais a serem fixados a partir do ano de 2021 será objeto de negociação tripartite entre as centrais sindicais e federações patronais, com a participação do Governo do Estado, e acompanhamento do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego.
Piên I
Prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD). Foto: Arquivo/O RegionalO prefeito de Piên, Gilberto Dranka (PSD), comemorou nesta semana a liberação de novo recurso para infraestrutura urbana. A intenção é melhorar as calçadas, contribuindo para maior segurança e acessibilidade dos pedestres. O recurso está sendo contratado junto a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).
Piên II
O vereador Taxinha Ramos, que foi uma das lideranças do PT no município, deixou a sigla e se filiou no PROS, partido do deputado federal Toninho Wandscheer. Taxinha não esconde a intenção de compor chapa majoritária como candidato a vice-prefeito, mas atualmente não tem definido qual caminho seguir na política local.
Mandirituba
A presença de um novo grupo político em Mandirituba, liderado pelo empresário Luiz Antônio Biscaia (PSC), já movimenta uma parcela diferente do município. A intenção é ocupar um espaço aberto no cenário local e motivar pessoas que estão distantes do meio político na cidade.
Agudos do Sul
Ainda indefinidas as pré-candidaturas em Agudos do Sul, o empresário Mauro Negrelli (PSDB) não descarta a possibilidade de ser o candidato da situação. Quem também vem trabalhando nos bastidores é o ex-vice-prefeito Augustinho Treméa (PP). Também avalia candidatura o empresário Iwerson Pires (DEM).
Partidos
Levantamento feito pelo jornal O Regional junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que a debanda de desfiliações do Partido dos Trabalhadores (PT) na região não foi tão significativa como se esperava. No município da Lapa, por exemplo, a sigla cresceu em número de filiados. A novidade na região, são os novos partidos.
Campo do Tenente
Sem polemizar nos debates políticos, o prefeito de Campo do Tenente, Jorginho Quege (PMDB), segue trabalhando com ampla possibilidade de reeleição. Ele enfatiza que mesmo sem recursos externos foi possível promover uma gestão de importantes obras e serviços no município.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email