quarta-feira, 24
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 28/02/2020

Coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem a suspeita de um caso de coronavírus na região metropolitana de Curitiba. Trata-se de uma mulher de 66 anos que está internada no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Ela voltou recentemente de viagem a Itália. Uma outra paciente está em isolamento num hospital particular de Ponta Grossa.

Lapa I

Já é grande a desconfiança na Lapa em relação a provável não candidatura do prefeito Paulo Furiati (MDB). Nas rodas de conversas políticas, fala-se que é uma estratégia para que seu nome permaneça em evidência e o próprio grupo clame pela sua reeleição. Vale destacar, porém, que curiosamente até hoje a cidade não reelegeu governante.

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), confirmou que a prefeitura irá conceder o teto máximo de 12,84% de reajuste salarial para os professores. Essa proposta inclusive já está sendo analisada pelos vereadores e é uma adequação ao que foi proposto no piso do magistério. Para o prefeito, o reajuste para os educadores reforça o compromisso da administração na valorização dos profissionais e em disponibilizar um ensino de qualidade na rede pública municipal.

Tijucas do Sul

Bastante indefinido está o processo eleitoral em Tijucas do Sul, onde o atual prefeito Cesar Matucheski (PSDB) declarou que não pretende disputar a reeleição. O ex-prefeito, Altair Gringo (PP), cotado para o pleito, enfrenta restrições jurídicas contra a ilegibilidade. Sem ambos na disputa, há possibilidade de novas lideranças. Por parte do legislativo, os vereadores Claudemir Rocha (Pros) e Zé Antonio (Pros), têm declarado que vão concorrer à prefeitura.

Piên I

O prefeito João Padeiro (PSDB) anunciou na última semana o nome da servidora pública Marina Rosvita Pasierpski Marinho como a nova secretária de Administração e Finanças, Governo, Planejamento, Obras e Urbanismo e Desenvolvimento Econômico. Estas pastas eram ocupadas até então pela também servidora Jacqueline Niezer. Marina é concursada há 20 anos e, segundo o prefeito João Padeiro, a intenção ao nomear servidores efetivos para cargos comissionados é economizar recursos públicos.

Piên II

Um dos nomes que podem figurar na eleição majoritária em Piên deste ano é de Pedro Cavalheiro, conhecido na cidade como Pedrinho da Farmácia (PV). Sem nunca ter disputado uma eleição, ele é cotado para compor uma das chapas majoritárias na disputa pela prefeitura. Pedrinho é uma das apostas de renovação na política da cidade.

Gustavo Vizentin. Foto: Arquivo/O RegionalCampo do Tenente

Em Campo do Tenente, os dois principais nomes da oposição para a disputa eleitoral neste ano, o empresário Baby Negrelli (PSL) e o vereador Gustavo Vizentin (foto) (PSB) estão trabalhando na formação das chapas proporcionais com vistas para a disputa majoritária. A intenção a partir do próximo mês é promover pesquisas de opinião pública para embasamento na definição das candidaturas a prefeito e vice-prefeito.

Copel

A Copel vai reforçar o sistema de transmissão na Região Metropolitana de Curitiba com a recapacitação de duas importantes linhas que operam em 230 mil volts (kV) e conectam a subestação Pilarzinho, na Capital, às subestações Santa Mônica, localizada em Colombo, e Bateias, em Campo Largo. O investimento previsto é de R$ 32 milhões. As melhorias vão beneficiar diretamente cerca de 3,6 milhões de habitantes. No total, 63 quilômetros de linhas devem passar por uma reforma geral, incluindo a troca de cabos antigos por novos que tenham maior capacidade de conduzir corrente elétrica e, também, a substituição de torres – por conta dos novos esforços e trações – cadeias de isoladores, cabos para-raios, aterramentos e outros.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email