Governo I
O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta semana a reforma do secretariado e mexeu com o cenário político do Estado. A principal mudança se deu com a entrada de Guto Silva na Secretaria das Cidades, cobiçada por vários políticos, inclusive pelo ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca, a escolha do governador foi pelo ex-chefe da Casa Civil e que estava na Secretaria de Planejamento. Guto Silva tem se colocado como um nome na sucessão de Ratinho Junior.
Governo II
Rafael Greca chegou a falar que “talvez” não fosse para o governo se não tivesse a Secretaria das Cidades, mas acabou aceitando a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – Sedest. Uma ‘quase’ novidade foi a ida de Marcio Nunes para a Secretaria de Agricultura. Ele estava no Turismo, que acabou ficando com o ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. O ex-prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assumiu a Secretaria de Planejamento. Outro ex-prefeito que entra no governo é Luizão Goulart, na Secretaria de Administração.
Mandirituba
A Arteris, empresa concessionária da Rodovia BR-116, esteve recentemente com o prefeito de Mandirituba, Felipe Machado, e seus assessores e vereadores da cidade. O encontro serviu para apresentar e debater sobre o projeto no trevo de entrada da cidade desenvolvido pela Arteris. Informações de bastidores é que não houve aceite por parte da prefeitura.
Rio Negro I
Os vereadores de Rio Negro aprovaram um projeto de lei, de autoria do vereador Élcio Josué Colaço (PSD), que institui a obrigatoriedade de comprovação de origem na comercialização de fios e cabos de cobre no município. A proposta agora segue para sanção do prefeito. A medida busca combater furtos, recepção e venda ilegal desses materiais, que causam danos à infraestrutura pública e aos serviços essenciais. Conforme o texto, o descumprimento da lei poderá acarretar medidas que vão desde uma simples advertência, multa ou até a cassação do alvará de funcionamento, conforme regulamentação a ser definida pelo executivo municipal.
Rio Negro II
Em alusão ao Mês da Mulher, a Procuradoria da Mulher de Rio Negro, com o apoio da vereadora Isabel, lançou hoje o primeiro episódio do podcast ‘Mulheres em Pauta’. O programa tem como objetivo dar voz a mulheres que estão fazendo a diferença na comunidade, destacando histórias, ações e conquistas, além de abordar temas essenciais como violência doméstica, empoderamento feminino, segurança e políticas públicas voltadas para as mulheres. O podcast está disponível no YouTube, no canal oficial da câmara municipal de Rio Negro.
Tijucas do Sul
A sintonia entre o prefeito Altair Gringo e o vice Claudemir da Rocha tem se mostrado cada vez mais consolidada. Pelas redes sociais, diariamente os dois aparecem em postagens interagindo com a população, detalhando trabalhos realizados à frente da municipalidade e reforçando a parceria entre os gestores.
Fundeb
O Tribunal de Contas do Estado homologou, nos últimos dias, recomendações a 218 municípios paranaenses, incluindo da região, para orientá-los a receber a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). As medidas foram indicadas pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE) do TCE-PR, que detectou oportunidades de melhoria em fiscalização realizada nesses municípios, que representam 55% do total paranaense, que é de 399.