sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Politicando 27/10/2023

Politicando
Politicando

Mandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, anunciou nesta semana que o seu grupo político definiu quem são os seus pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições do próximo ano. Trata-se de Airton Cruz (PSD), atual vice-prefeito, que acabou aceitando disputar a próxima eleição como candidato a prefeito, e o secretário municipal Bernardo Junior, indicado para o cargo de vice-prefeito. Faltando um ano para o processo eleitoral de 2024, a intenção é que os dois pré-candidatos passem a cumprir uma agenda de encontros nas comunidades e bairros do município.

Campo do Tenente

As atividades do PDT em Campo do Tenente estão sendo retomadas. Segundo Thadeu Martins Dengo, que está na presidência local do partido, a sigla estava inativa na cidade desde 2011. Ele conta que o partido está se reorganizando para as eleições municipais do próximo ano, tendo o apoio do diretório estadual, que tem como presidente o deputado estadual Goura. O objetivo neste primeiro momento é construir uma chapa de candidatos a câmara de vereadores.

Campo do Tenente II

Por falar em Campo do Tenente, os irmãos Jorginho Quege e Fuscão Quege são tidos naturalmente como possíveis candidatos a prefeito na eleição do próximo ano. A dúvida está em qual deles será o escolhido. A princípio comenta-se nos bastidores da política municipal que existe um combinado, onde dessa vez Jorginho abriria mão para Fuscão. A conferir.

Piên

As diversas obras promovidas pela prefeitura de Piên vêm produzindo resultados positivos em diversas frentes. Além de oferecer maior qualidade de vida e segurança aos moradores, com as pavimentações em estradas e conexões importantes, os investimentos da prefeitura resultam de forma expressiva na maior valorização dos terrenos e propriedades locais. O prefeito Maicon Grosskopf (Rep) acompanha de perto os trabalhos e destaca o bom momento que a cidade atravessa.

Ponte

O governador Ratinho Junior (PSD) comemorou de forma expressiva junto ao seu secretariado a decisão da Justiça Federal que caçou a liminar da juíza de primeiro grau que havia suspendido as obras da ponte de Guaratuba. Agora os trabalhos podem ser retomados. Demanda histórica do litoral paranaense, a ponte que ligará Matinhos com Guaratuba por muitas vezes foi desacreditada pela população, algo que agora já vive uma nova expectativa.

Empregos

A instalação da sede da empresa Eletrolux em São José dos Pinhais, na divisa com Fazenda Rio Grande, vai impactar positivamente a região na geração de novos postos de trabalho. Fala-se na criação de mil empregos diretos, além dos indiretos que geralmente são consequência de um investimento dessa natureza. A empresa ficará situada no bairro da Agaraú, que embora seja de São José dos Pinhais, está muito mais próximo de Fazenda Rio Grande.

Fiscalização

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná vem realizando auditorias sobre a governança pública praticada pelos municípios paranaenses. A atividade está prevista no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 do TCE-PR e já vem sendo executada. Este é o primeiro ano em que o assunto está pautando auditorias realizadas pela Casa junto as prefeituras. O tema foi incluído no plano por demanda social, como resultado de ampla pesquisa feita pela Corte junto à sociedade no ano passado, na etapa de planejamento do PAF 2023. A auditoria-piloto sobre governança pública foi realizada em Londrina, no final de julho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email