quinta-feira, 25
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 26/06/2020

Comec I

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) do Governo do Estado, Gilson Santos, tem agenda marcada hoje nos municípios de Agudos do Sul e Tijucas do Sul. São reuniões técnicas para entrega dos abrigos de ônibus. Segundo o presidente da Comec, todas as cidades da região Suleste estão sendo contempladas pelo governo estadual.

Comec II

A Comec tem ainda um outro importante projeto para debater com os prefeitos da região suleste voltado para a área do turismo. A intenção é copiar o Circuito Vale Europeu que existe em Santa Catarina e é um sucesso em termo do cicloturismo. O projeto apresenta engajamento na região por conta das diversas atratividades existentes nas dez cidades locais.

Ônibus

Um dos temas que tem ganho repercussão neste período de pandemia é o serviço do transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana. Uma das alternativas para melhorar o fluxo de pessoas nos ônibus e terminais é a mudança de horários nos diversos locais de trabalho. Outra ação seria a participação das prefeituras com suas equipes de vigilância sanitária e Guardas Municipais nos terminais. No entanto, nenhuma prefeitura da região tem feito seu dever de casa neste sentido.

Auxílio Emergencial

O valor devolvido por servidores públicos paranaenses que receberam indevidamente o auxílio emergencial criado pelo governo federal para enfrentar a pandemia da Covid-19 atingiu R$ 4.058.400,00 na última sexta-feira. O número de pessoas que efetuaram a devolução chegou a 3.559, segundo levantamento da Superintendência Regional da Controladoria-Geral da União no Paraná (CGU-PR). Esses números representam 37,9% do valor e 22,9% do total de supostos beneficiados irregularmente pelo programa apenas na administração pública do Paraná.

Vacinação

As campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo seguem até o dia 30 (terça-feira), e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná apoia e participa de ações dirigidas para vacinar a população-alvo contra a duas doenças. Nesta etapa, a campanha de vacinação contra o sarampo tem como público-alvo jovens e adultos de 20 a 49 anos. A campanha de vacinação contra a Influenza prioriza agora os adultos, gestantes, puérperas e crianças.

Comissionados da Alep

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) deve apresentar ao Tribunal de Contas, em até 120 dias, um plano de ação com medidas voltadas à regularização da composição legislativa de seu quadro funcional de cargos em comissão, bem como do equacionamento entre estes e suas vagas efetivas, ou seja, reservadas a servidores aprovados em concurso público. A determinação foi feita pelo Tribunal Pleno da Corte ao julgar regulares as contas de 2018 da Alep, ressalvando apenas inconsistências presentes em editais de licitação lançados pelo órgão legislativo.

Quitandinha

O vereador de Quitandinha, Zé Ribeiro (PP), está mantendo sua proposta de ajudar a população com parte do salário. Recentemente ele entregou máscaras ao hospital e outras doações a Apae da cidade e bairros carentes. Segundo o vereador, é para ajudar no enfrentamento a esta pandemia. “Cada um ajuda como pode e assim vamos vencer esse momento difícil”, enfatizou.

Pavimentação asfáltica em Mandirituba. Foto: Arquivo/O RegionalMandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), vem dando continuidade a um amplo projeto de pavimentação asfáltica que contempla diversos bairros do município, até mesmo na área rural. As obras devem ser finalizadas nos próximos meses, atendendo a reivindicação dos moradores já apresentadas há décadas. Na região, Mandirituba é uma das cidades que apresenta um dos maiores déficits quando se trata de ruas asfaltadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email