segunda-feira, 25
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 26/06/2020

Comec I

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) do Governo do Estado, Gilson Santos, tem agenda marcada hoje nos municípios de Agudos do Sul e Tijucas do Sul. São reuniões técnicas para entrega dos abrigos de ônibus. Segundo o presidente da Comec, todas as cidades da região Suleste estão sendo contempladas pelo governo estadual.

Comec II

A Comec tem ainda um outro importante projeto para debater com os prefeitos da região suleste voltado para a área do turismo. A intenção é copiar o Circuito Vale Europeu que existe em Santa Catarina e é um sucesso em termo do cicloturismo. O projeto apresenta engajamento na região por conta das diversas atratividades existentes nas dez cidades locais.

Ônibus

Um dos temas que tem ganho repercussão neste período de pandemia é o serviço do transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana. Uma das alternativas para melhorar o fluxo de pessoas nos ônibus e terminais é a mudança de horários nos diversos locais de trabalho. Outra ação seria a participação das prefeituras com suas equipes de vigilância sanitária e Guardas Municipais nos terminais. No entanto, nenhuma prefeitura da região tem feito seu dever de casa neste sentido.

Auxílio Emergencial

O valor devolvido por servidores públicos paranaenses que receberam indevidamente o auxílio emergencial criado pelo governo federal para enfrentar a pandemia da Covid-19 atingiu R$ 4.058.400,00 na última sexta-feira. O número de pessoas que efetuaram a devolução chegou a 3.559, segundo levantamento da Superintendência Regional da Controladoria-Geral da União no Paraná (CGU-PR). Esses números representam 37,9% do valor e 22,9% do total de supostos beneficiados irregularmente pelo programa apenas na administração pública do Paraná.

Vacinação

As campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo seguem até o dia 30 (terça-feira), e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná apoia e participa de ações dirigidas para vacinar a população-alvo contra a duas doenças. Nesta etapa, a campanha de vacinação contra o sarampo tem como público-alvo jovens e adultos de 20 a 49 anos. A campanha de vacinação contra a Influenza prioriza agora os adultos, gestantes, puérperas e crianças.

Comissionados da Alep

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) deve apresentar ao Tribunal de Contas, em até 120 dias, um plano de ação com medidas voltadas à regularização da composição legislativa de seu quadro funcional de cargos em comissão, bem como do equacionamento entre estes e suas vagas efetivas, ou seja, reservadas a servidores aprovados em concurso público. A determinação foi feita pelo Tribunal Pleno da Corte ao julgar regulares as contas de 2018 da Alep, ressalvando apenas inconsistências presentes em editais de licitação lançados pelo órgão legislativo.

Quitandinha

O vereador de Quitandinha, Zé Ribeiro (PP), está mantendo sua proposta de ajudar a população com parte do salário. Recentemente ele entregou máscaras ao hospital e outras doações a Apae da cidade e bairros carentes. Segundo o vereador, é para ajudar no enfrentamento a esta pandemia. “Cada um ajuda como pode e assim vamos vencer esse momento difícil”, enfatizou.

Pavimentação asfáltica em Mandirituba. Foto: Arquivo/O RegionalMandirituba

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia (PSC), vem dando continuidade a um amplo projeto de pavimentação asfáltica que contempla diversos bairros do município, até mesmo na área rural. As obras devem ser finalizadas nos próximos meses, atendendo a reivindicação dos moradores já apresentadas há décadas. Na região, Mandirituba é uma das cidades que apresenta um dos maiores déficits quando se trata de ruas asfaltadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email