segunda-feira, 22
 de 
julho
 de 
2024

Politicando 26/04/2024

Politicando
Politicando

Governo I

O governador Ratinho Junior (PSD) deve anunciar nos próximos dias uma reforma no seu secretariado. Pelo menos é que o dizem os blogs de política e as conversas nos corredores do Palácio Iguaçu. Especula-se a ida de Norberto Ortigara da Secretaria da Agricultura para a Secretaria da Fazenda. Claudio Stabile, que hoje preside a Sanepar iria para a Secretaria de Administração. Eduardo Pimentel deixa a Secretaria das Cidades para concorrer a prefeitura de Curitiba.

Governo II

As especulações ainda vão além, com Beto Preto deixando a Secretaria da Saúde para disputar a prefeitura de Apucarana, seu principal reduto eleitoral. Outros dois secretários que deverão deixar o governo para disputar as eleições municipais são Valdemar Jorge da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, e Marcelo Rangel da Secretaria de Inovação.

Prefeitos I

Durante a manhã de ontem os prefeitos da região foram convocados para participar de uma reunião no Grupo de Proteção do Patrimônio Público – Gepatria do Ministério Público do Paraná. Na oportunidade falaram das dificuldades na manutenção da estrutura municipal com ênfase no transporte de passageiros nos sistemas urbanos e entre bairros e comunidades rurais.

Prefeitos II

Da região estiveram presentes os prefeitos de Piên, Maicon Grosskopf, de Rio Negro, Professor James, de Campo do Tenente, Weverton Vizentin, de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, da Lapa, Diego Ribas, e de Contenda, Antonio Mostarda. Além da questão do transporte coletivo outro tema bastante debatido foi a questão dos pedágios.

Rio Negro

O grupo que atualmente administra a prefeitura de Rio Negro, ou seja, primeiro e segundo escalão do governo do Professor James, ainda vem digerindo a informação de que ele não vai concorrer a reeleição, e, neste caso, apoiaria outro candidato. James tem destacado que é a favor da renovação e que trata-se de uma definição tomada dentro do grupo político que ele sempre atuou.

Fazenda Rio Grande

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou procedente representação decorrente de auditoria na prefeitura de Fazenda Rio Grande em cumprimento ao Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022. Os conselheiros julgaram irregular a constituição inadequada dos créditos de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) relativos aos serviços de registros públicos, cartorários e notariais.

Agudos do Sul

O deputado estadual e secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, esteve em Agudos do Sul na última semana. Na oportunidade, apresentou o programa de qualificação profissional que o Governo vem promovendo junto aos municípios e a reestruturação das Agências do Trabalhador. Além disso, o secretário se colocou a disposição do município em todas as ações que possam resultar na melhoria da geração de empregos e renda.

Lapa

O Colégio Agrícola da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebe neste sábado o primeiro de uma série de eventos do projeto Ideathon, que incentiva jovens a desenvolverem novas ideias e soluções para os problemas reais do agronegócio estadual. Em parceria com o Sistema Faep/Senar/PR e Sebrae/PR, os alunos dos 26 colégios agrícolas e florestais do Paraná, divididos em equipes, participarão de desafios, com o objetivo de pensar, juntos, em soluções viáveis para situações que envolvam o setor e transformá-las em negócios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email