quinta-feira, 18
 de 
abril
 de 
2024

Politicando 25/05/2018

Greve I

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) abandonou a reunião que estava sendo realizada ontem com representantes do governo e buscava um entendimento sobre o fim da greve. A entidade afirma que não concorda com as propostas oferecidas e que só vai ceder após ver as soluções para a baixa do preço dos combustíveis publicadas no Diário Oficial da União. A Abcam representa 700 mil caminhoneiros, 600 sindicatos e sete federações da classe.

Greve II

Mesmo que outras entidades representativas da classe caminhoneira cedam ao pedido de trégua do governo federal, dificilmente a greve seja encerrada se não tiver o apoio da Abcam. A greve entra hoje no seu quinto dia consecutivo e chama atenção pelos inúmeros reflexos causados em todas as regiões do país. A população, quase que na totalidade, tem apoiado a paralisação dos caminhoneiros.

João Padeiro apoia a paralisação dos caminhoneiros, em Piên. Foto: Reprodução/FacebookPiên

O apoio da comunidade de Piên à paralisação dos caminhoneiros chamou a atenção. Agricultores foram com dezenas de tratores até o trevo da cidade e comerciantes e populares em geral saíram do centro da cidade a pé até o local da manifestação. Inclusive, donos de supermercados, pizzarias e demais comércios estão fornecendo alimentos para os motoristas que estão no bloqueio.

Crise Beto X Cida

No último final de semana a governadora Cida Borghetti (PP) dividiu palanque com Beto Richa (PSDB) na Marcha Para Jesus realizada na capital. No entanto, fala-se que nem as orações mais afetuosas estão servindo para manter a boa relação entre os dois grupos. A turma da governadora tem sugerido que ela se distancie do PSDB e demita todos os envolvidos em denúncias do governo tucano. Já os aliados de Beto Richa entendem que começam a ser traídos pelos novos ocupantes do palácio.

Prefeitos

A governadora Cida Borghetti reuniu prefeitos e deputados da base no início dessa semana em Brasília. Ela aproveitou o evento que reuniu prefeitos na capital federal para promover um jantar e anunciar novos recursos para os municípios. Todos os deputados presentes puderam usar a palavra. O coordenador da bancada federal, Toninho Wandscheer (Pros), encerrou os discursos e foi o mais enfático no apoio a Cida Borghetti.

PPS

O rumo do PPS em se tratando da eleição estadual parece indefinido. Nesta semana, um pré-candidato a deputado pela sigla falou que boa parte defende o apoio à candidatura de Ratinho Junior (PSD). Nos bastidores comenta-se que a direção da sigla já teria acertado apoio à candidatura de Cida Borghetti. O PPS chegou a lançar o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestre Filho, como candidato a governador. Depois recuou.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (PDMB), tem sido enfático quando fala da necessidade de cuidar do setor financeiro da prefeitura. Ainda nesta semana ele informou que a arrecadação municipal tem ficado bem distante da realidade de despesas da prefeitura e que a prioridade é manter os serviços básicos das áreas de Saúde e Educação. Ele não descarta a redução do quadro de pessoal e suspensão de alguns investimentos.

Piên II

O prefeito de Piên, Livino Tureck (PMDB), e a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira (PMDB), estiveram participando nesta semana da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Aproveitaram para contatar parlamentares da base e verificar o andamento de projetos em trâmite no governo federal. Livino Tureck foi acompanhado do assessor Josnei Grosskopf e dos vereadores João Nunes e Dinair Ribas.

Piên III
Informalmente circulou ontem a notícia de que Orvandir Pedrini, o Gaúcho, um dos acusados do envolvimento do assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck e de Genésio Almeida, poderá ganhar direito a liberdade monitorada na próxima semana. Seguindo o que aconteceu com o ex-prefeito Gilberto Dranka e o ex-vereador Leonides Maahs, ambos soltos com tornozeleira eletrônica.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email