domingo, 12
 de 
janeiro
 de 
2025

Politicando 25/05/2018

Greve I

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) abandonou a reunião que estava sendo realizada ontem com representantes do governo e buscava um entendimento sobre o fim da greve. A entidade afirma que não concorda com as propostas oferecidas e que só vai ceder após ver as soluções para a baixa do preço dos combustíveis publicadas no Diário Oficial da União. A Abcam representa 700 mil caminhoneiros, 600 sindicatos e sete federações da classe.

Greve II

Mesmo que outras entidades representativas da classe caminhoneira cedam ao pedido de trégua do governo federal, dificilmente a greve seja encerrada se não tiver o apoio da Abcam. A greve entra hoje no seu quinto dia consecutivo e chama atenção pelos inúmeros reflexos causados em todas as regiões do país. A população, quase que na totalidade, tem apoiado a paralisação dos caminhoneiros.

João Padeiro apoia a paralisação dos caminhoneiros, em Piên. Foto: Reprodução/FacebookPiên

O apoio da comunidade de Piên à paralisação dos caminhoneiros chamou a atenção. Agricultores foram com dezenas de tratores até o trevo da cidade e comerciantes e populares em geral saíram do centro da cidade a pé até o local da manifestação. Inclusive, donos de supermercados, pizzarias e demais comércios estão fornecendo alimentos para os motoristas que estão no bloqueio.

Crise Beto X Cida

No último final de semana a governadora Cida Borghetti (PP) dividiu palanque com Beto Richa (PSDB) na Marcha Para Jesus realizada na capital. No entanto, fala-se que nem as orações mais afetuosas estão servindo para manter a boa relação entre os dois grupos. A turma da governadora tem sugerido que ela se distancie do PSDB e demita todos os envolvidos em denúncias do governo tucano. Já os aliados de Beto Richa entendem que começam a ser traídos pelos novos ocupantes do palácio.

Prefeitos

A governadora Cida Borghetti reuniu prefeitos e deputados da base no início dessa semana em Brasília. Ela aproveitou o evento que reuniu prefeitos na capital federal para promover um jantar e anunciar novos recursos para os municípios. Todos os deputados presentes puderam usar a palavra. O coordenador da bancada federal, Toninho Wandscheer (Pros), encerrou os discursos e foi o mais enfático no apoio a Cida Borghetti.

PPS

O rumo do PPS em se tratando da eleição estadual parece indefinido. Nesta semana, um pré-candidato a deputado pela sigla falou que boa parte defende o apoio à candidatura de Ratinho Junior (PSD). Nos bastidores comenta-se que a direção da sigla já teria acertado apoio à candidatura de Cida Borghetti. O PPS chegou a lançar o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestre Filho, como candidato a governador. Depois recuou.

Campo do Tenente

O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege (PDMB), tem sido enfático quando fala da necessidade de cuidar do setor financeiro da prefeitura. Ainda nesta semana ele informou que a arrecadação municipal tem ficado bem distante da realidade de despesas da prefeitura e que a prioridade é manter os serviços básicos das áreas de Saúde e Educação. Ele não descarta a redução do quadro de pessoal e suspensão de alguns investimentos.

Piên II

O prefeito de Piên, Livino Tureck (PMDB), e a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira (PMDB), estiveram participando nesta semana da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Aproveitaram para contatar parlamentares da base e verificar o andamento de projetos em trâmite no governo federal. Livino Tureck foi acompanhado do assessor Josnei Grosskopf e dos vereadores João Nunes e Dinair Ribas.

Piên III
Informalmente circulou ontem a notícia de que Orvandir Pedrini, o Gaúcho, um dos acusados do envolvimento do assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck e de Genésio Almeida, poderá ganhar direito a liberdade monitorada na próxima semana. Seguindo o que aconteceu com o ex-prefeito Gilberto Dranka e o ex-vereador Leonides Maahs, ambos soltos com tornozeleira eletrônica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email