sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Politicando 24/06/2016

Lava Jato
Ex-ministro do Planejamento e das Comunicações, Paulo Bernardo (PT). Foto: DivulgaçãoA prisão do ex-ministro do Planejamento e das Comunicações, Paulo Bernardo (foto) (PT), agitou o mundo da política no dia de ontem. Bernardo é marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT) e esteve nos governos do presidente Lula (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT). Era tido como um dos homens fortes do Partido dos Trabalhadores. Ele foi preso em Brasília e a Polícia Federal fez buscas também no apartamento do casal em Curitiba. Mais um fato que complica o PT no país.
Governo estadual
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), reuniu a equipe nesta semana e relatou as conversas que teve com outros governadores, em Brasília, que classificaram como um drama a situação vivida por estados que não realizaram o ajuste fiscal a tempo de evitar os efeitos da crise sobre as contas públicas. “Em comparação com os demais estados, o Paraná está em uma condição privilegiada”, disse. “Fizemos o dever de casa”, completou Richa.
São José dos Pinhais
O deputado estadual Francisco Bührer (PSDB) está prestes a lançar seu filho na política. Thiago Bührer (PSDB) é cotado para ser o candidato a vice-prefeito em São José dos Pinhais. Thiago Buhrer é sugestão para chapa majoritária tanto numa eventual candidatura a reeleição do prefeito Luiz Carlos Setim (Dem) ou do deputado federal Leopoldo Meyer (PSB).
Itaipu
Continua no Paraná a disputa pela nomeação na diretoria geral da Itaipu. O nome mais forte é do ex-presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures (PMDB). Estão também na briga o ex-deputado federal Abelardo Lupion (Dem), o também ex-deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) e o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB).
Piên
Os vereadores de Piên que formam a pretensão da terceira via para a disputa da eleição municipal informaram nesta semana que possuem dois nomes pré-definidos a serem indicados para a candidatura a prefeito e vice. A chapa seria composta pelo vereador Taxinha Ramos (Pros) e o ex-vereador Valdir Taborda (PDT).
Tijucas do Sul
A tendência de divisão do grupo da situação em Tijucas do Sul poderá pavimentar o caminho de César Matucheski (PSDB) para a prefeitura do município. Os próprios correligionários do prefeito Altair Gringo (PP) admitem que existe uma preferência por mais de uma candidatura, independente do risco de divisão de forças e favorecimento a candidatura da oposição.
Quitandinha
O prefeito de Quitandinha, Márcio Rato (PMDB), o vice-prefeito, Marquinhos da Acarpa (PP), e o ex-vereador Zé Ribeiro (PP), participaram nesta semana de reunião com o deputado federal e ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP). Na oportunidade, a comitiva quitandinhense entregou uma série de demandas do município que já tramitam no governo federal.
Mandirituba
O ex-prefeito de Mandirituba, Antonio Machadinho (PDT), tem até o dia 5 de agosto para obter junto ao Tribunal de Contas liberação que garanta sua candidatura na eleição desse ano. Ele afirma que já apresentou defesa sobre a ocorrência que envolve sua gestão. Outros políticos da cidade também precisam regularizar pendências com o Tribunal de Contas, são os vereadores Zé Luiz (PSD), Zonete Pinheiro (Dem) e Diva Palu (PPL).
Contenda
O prefeito de Contenda, Carlão Stabach (PMDB), tenta convencer seu principal adversário na disputa pela prefeitura do município, Ataulzinho Carvalho (PSB), a sair como candidato a vice-prefeito na sua chapa a reeleição. Os simpatizantes da candidatura de Ataulzinho consideram essa a opção mais desastrosa, sentem-se mais a vontade numa disputa que projete uma nova opção de governo para o município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email