quarta-feira, 23
 de 
abril
 de 
2025

Politicando 24/02/2017

Ministérios

O presidente Michel Temer (PMDB) confirmou ontem o nome do paranaense Osmar Serraglio (foto) (PMDB) para o Ministério da Justiça. Serraglio vai assumir o lugar de Alexandre Moraes, que foi nomeado ministro do Superior Tribunal Federal (STF). Já o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), pediu demissão alegando problemas de saúde.

Governo e senado

Profissionais ligados aos institutos de pesquisas que atuam no Paraná consideram que está totalmente aberta a disputa para o governo do estado e para as duas vagas ao senado federal. Existe, inclusive, a expectativa de que novos nomes no meio político possam aparecer como surpresas e ter êxito numa eventual disputa majoritária.

Piên I

Gilberto Dranka e Leonides Maahs. Foto: Carlos Soares/DPCVai até o início de março a prisão temporária dos acusados de envolvimento no assassinato do prefeito eleito de Piên, Loir Dreveck, entre os quais o ex-prefeito Gilberto Dranka e o ex-presidente da câmara Leonides Maahs. Segundo o delegado da comarca de Rio Negro, Sergio Alves, o inquérito vem sendo concluído e no final do prazo será solicitada a prisão preventiva, ficando a cargo do Judiciário avaliar o pedido.

Piên II

Causou espanto na cidade a informação do vereador Kinho da Silva (PSDB) de que ele teria sido acuado por anunciar pedido de auditoria nas contas da prefeitura nos últimos oito anos. A curiosidade foi grande no sentido de saber de onde saíram e quais foram as ameaças. Nesta semana, no entanto, Kinho confirmou que será dada entrada no pedido de auditoria. A solicitação será feita ao Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual.

Tijucas do Sul

Dezenas de populares lotaram as dependências da câmara de vereadores de Tijucas do Sul para manifestar contrariedade ao projeto de lei que criava cargo em comissão no legislativo. A remuneração do cargo estava prevista em 6,6 mil reais. Os vereadores foram sensíveis ao apelo popular e retiraram o projeto de pauta. Na mesma sessão, o vereador Rodrigo Pereira (PPL) sugeriu a criação de cargos de assessores parlamentares, resultando numa maior indignação por parte dos presentes.

Agudos do Sul

Em Agudos do Sul, o assunto que tomou pauta na câmara municipal foi a reposição salarial dos servidores públicos. Boa parte dos vereadores manifestaram-se preocupados com o assunto e a reivindicação dos profissionais. Já a prefeitura informou que não dispõe, neste momento, de condições para fazer a reposição. Além disso, a prefeitura está sob alerta do Tribunal de Contas em relação ao limite de gastos com pessoal.

Campo do Tenente

O vereador de Campo do Tenente, Reginaldo Kuhl (PSB), que foi um dos propositores das solicitações de recursos junto ao governo federal, em parceria com vereadores Fuscão Quege (PPS) e Gustavo Vizentin (PSB), destacou a importância das emendas para o município. “Nossa expectativa é grande para que todas as emendas propostas sejam concretizadas, será fundamental para importantes áreas em Campo do Tenente”, disse.

Mandirituba

Em Mandirituba, um grupo de candidatos ao legislativo que não obtiveram sucesso na eleição está propondo uma iniciativa incomum na região. Vilson Calais (PROS), Adriano Taxista (PSD), Felipe Moro (PROS), Zezão do Ônibus (PROS) e André Gelenski (Rede) querem formar um grupo suprapartidário para debater políticas públicas, projetos e parcerias que contribuam com o desenvolvimento local e a melhor qualidade de vida da população.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email