segunda-feira, 22
 de 
julho
 de 
2024

Politicando 24/05/2024

Politicando
Politicando

Ônibus

O presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, fez questão de participar junto dos prefeitos Zé Quirera, Weverton Vizentjn e Professor James, de Quitandinha, Campo do Tenente e Rio Negro, respectivamente, da viagem inaugural do ônibus metropolitano que passa a atender os três municípios. A promoção dessa ligação deve trazer grandes benefícios.

Agudos do Sul

Se confirmar o que vem se apresentando no cenário político de Agudos do Sul serão quatro candidaturas majoritárias na disputa pela prefeitura. Os concorrentes apontados nos bastidores são o prefeito Jessé Zollner, o vereador Genézio da Luz, e ainda Diego Teixeira e Jair Batista. Uma eleição com quatro candidatos a prefeito deixa a disputa bastante aberta.

Rio Negro

Já em Rio Negro está praticamente definido três candidatos na disputa pela prefeitura local. O radialista Gari Vinicius, o ex-prefeito Alceu Swarowski e o atual vice-prefeito Alessandro von Linsingen. O atual governante do município, Professor James, apoiará Gari Vinicius.

Auditorias

Nos últimos dias uma equipe de quatro servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realizou auditoria para avaliar os serviços de atenção básica e saúde mental prestados pelos municípios de Contenda e da Lapa. A auditoria integra o Plano Anual de Fiscalização do TCE-PR, e possui caráter operacional e caso sejam detectados problemas, haverá por parte do órgão de controle apontamentos e recomendações que visem a correção.

Fazenda Rio Grande I

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) também está realizando fiscalização presencial sobre a qualidade do ensino público ofertado nas escolas da Fazenda Rio Grande. Na pauta temas como a formação continuada dos professores; a elaboração de currículo próprio e de planos de aula estruturados; a recomposição de aprendizagem; o fornecimento da merenda escolar; e a organização das escolas, entre outros pontos.

Fazenda Rio Grande II

Um dos nomes já divulgados para a disputa pela prefeitura de Fazenda Rio Grande é de Irani Santos, que já foi secretária de Saúde no município e também em Agudos do Sul, além de diretora da 2ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. Filiada ao União Brasil, Irani já vem ampliando contatos junto a lideranças municipais e também buscando apoio de deputados.

Alfabetização

Os municípios do suleste paranaense tiveram índices expressivos na área da alfabetização em relação aos recentes recenseamentos demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio Negro (97,75%), Fazenda Rio Grande (97,37%) e Piên (97,35%) aparecem como os três primeiros colocados no ranking local. Na próxima semana, uma reportagem vai abordar um panorama dos resultados apontados pelo Censo de 2022 e a evolução em relação a pesquisa de 2010.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email