terça-feira, 22
 de 
junho
 de 
2021

Politicando 23/08/2019

Ministério Público

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na terça-feira, a Operação Rota 66, que apura crimes envolvendo concessão ilícita de alvarás para uma construtora na cidade de Campo Largo. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Curitiba, Pinhais, Araucária, Campo Largo, Balsa Nova e São José dos Pinhais. Duas pessoas também foram presas em flagrante. São apurados os crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, tráfico de influência e associação criminosa. A empresa de construção civil é detentora e executora de quatro empreendimentos residenciais em Campo Largo, avaliados em R$ 400 milhões, além de outras obras na região metropolitana.

Prisões

Foram presos temporariamente um ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campo Largo (gestão 2013-2016) e o sócio majoritário da empresa favorecida pelas irregularidades. O ex-prefeito da cidade, Afonso Guimarães, e um servidor do Instituto Ambiental do Paraná foram detidos em flagrante (por posse ilegal de armas e munição). Foram cumpridas ordens de busca e apreensão nas residências e escritórios do ex-prefeito, do ex-secretário, do ex-deputado estadual Alexandre Guimarães e de servidores públicos vinculados ao IAP. De acordo com as investigações do Ministério Público, conduzidas pela 1ª Promotoria de Justiça de Campo Largo, com apoio do Gaeco, os envolvidos são responsáveis por atos legislativos e pela emissão de alvarás de construção e licenças ambientais direcionados para beneficiar a construtora.

Estradas

Três rodovias da região estão sendo recuperadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). As melhorias vão beneficiar diretamente os habitantes dos municípios locais, além de condutores que seguem ou retornam de Santa Catarina. A PR-419, do entroncamento com a BR-116, próximo ao distrito de Areia Branca dos Assis, até Agudos do Sul, recebe aplicação de microrrevestimento e sinalização horizontal. Na PR-281, de Agudos do Sul até Piên, está sendo implantada a sinalização horizontal. E a PR-420, de Piên até a divisa com Santa Catarina está recebendo remendos superficiais e profundos.

Tijucas do Sul

O prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski (PSDB), já teria comentado que não pretende disputar a reeleição. No entanto, tem mantido agenda cheia e cada vez mais focado em melhorar as condições financeiras da prefeitura e ampliar a possibilidade de ações de desenvolvimento local. Recentemente manifestou a Comec, do governo do Estado, intenção de que Tijucas do Sul seja ponto de referência para a implantação do programa de ciclorrotas.

O prefeito de Piên, João Padeiro. Foto: Arquivo/O RegionalPiên I

O prefeito de Piên, João Padeiro (PSDB), encaminhou a câmara de vereadores um novo projeto solicitando autorização para obter financiamentos junto ao governo do estado. Desta vez, a prefeitura pretende contratar R$ 4,9 milhões de empréstimos para obras de pavimentação em Campina dos Maia e para a ligação do trecho entre Trigolândia e Ponte Alta. Segundo Padeiro, a liberação deste recurso é fundamental, já que não vem sendo possível conquistar recursos a fundo perdido.

Piên II

Este projeto de financiamento deve ser trabalhado a partir da próxima semana na câmara, no entanto, o clima adverso entre os vereadores e o prefeito já gera expectativa de como serão as tratativas em torno da proposta de empréstimo. Nas primeiras semanas de gestão, Padeiro já teve um projeto parecido negado por unanimidade. Como o dinheiro previsto é para pavimentação asfáltica e atende bairros importantes do município, é bem provável que a prefeitura conte com o apoio dos moradores no convencimento aos vereadores.

Mandirituba

A câmara de vereadores de Mandirituba dará início na próxima semana as sessões itinerantes nas comunidades. A primeira reunião, que acontecerá no distrito de Areia Branca dos Assis, acontecerá na próxima terça-feira, dia 27, às 19 horas, no salão da igreja. De acordo com o presidente do legislativo, Fernando Teixeira (PMB), a pretensão é realizar mensalmente uma reunião em cada comunidade, aproximando a participação da população e também tendo um detalhamento melhor das demandas de cada região.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email